Aula Magna trata sobre o tempo corrido dos dias atuais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

28/07/2017 às 10:00 – Atualizado em: 31/07/2017 às 11:17 
Beatriz Duarte

Agência Facopp

Imagem Notícia
A Aula Magna da Facopp acontece na segunda-feira (31/07), no Auditório Buriti, às 19h. Fique ligado!

Facoppianos, o retorno das aulas na Facopp tem data marcada para esta segunda- feira (31/07). Para abrir o semestre e desejar boas-vindas aos calouros e veteranos, Divino José da Silva é o convidado especial para a Aula Magna, no Auditório Buriti. O objetivo é promover a interação entre alunos, professores e o palestrante, que irá esclarecer dúvidas e compartilhar experiências por meio de debates. Você está convidado!
 
Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte (PUC), Divino é Mestre em Fundamentos da Educação pela UFSCar e Doutor em Filosofia da Educação pela Unesp de Marília. Atualmente faz parte do corpo docente na Unesp de Presidente Prudente.

Pela segunda vez na Facopp, o palestrante pretende abordar como tema “O tempo dos endividados na sociedade do desempenho: Que horas são?”, com o foco em como as formas de tempo acelerado, regido pela pressa e velocidade estão administrando a vida das pessoas. De acordo com Divino, o objetivo da mensagem a ser passada, é argumentar como vivemos em um tempo que não desfrutamos mais do templo livre e do ócio, em um momento em que o nosso tempo de lazer e descanso foi capturado pelo trabalho e mercado.
 
“A pretensão é mobilizar os estudantes para que prestem mais atenção no uso que fazem do seu tempo. Talvez a palestra seja um convite à interrupção, à suspensão, do excesso de demandas que nos são impostas ou que nos chegam pelas redes sociais”, comenta o convidado sobre o que os alunos podem esperar sobre sua palestra.
 
Ele ainda reflete que a questão é sobre pensar em como somos a todo o momento, capturados pela ‘parafernália’ tecnológica e como isto está dirigindo nossos sentimentos, desejos e formas de pensar. “Não se trata de negar esses aparatos, o que seria um apelo em vão, mas de nos perguntarmos acerca do que eles têm feito conosco”, afirma.
 
Questionado sobre suas expectativas para a Aula Magna, o docente espera conseguir mobilizar professores e estudantes, como futuros comunicólogos, para um debate reflexivo. “Penso que há uma responsabilidade ética com a comunicação que não pode ser esquecida. Essa responsabilidade está diretamente relacionada com a importância de o jornalista ser cuidadoso na produção de informação, baseada na investigação séria e livre de influência do poder econômico. O comunicólogo é alguém que conhece e domina os processos de produção da notícia, da informação, da propaganda e da publicidade e por isso deve ser perguntar sempre se suas escolhas e sua forma de atuar fomentam o espírito crítico, a liberdade e a autonomia dos indivíduos, finaliza”.
 
Gostou? Não fique de fora e não perca a oportunidade de iniciar o semestre agregando conhecimento. A Aula Magna acontece na segunda- feira (31/07), no Auditório Buriti, às 19h.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.