Ber Sardi conta suas experiências na área da Fotografia de Moda

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11/05/2017 às 21:38 – Atualizado em: 11/05/2017 às 22:06 
Anne Abe e Isabela Sanchez

Jhenifer Rodrigues

Imagem Notícia
Fotógrafo de moda há dez anos, Ber Sardi comenta sobre as mudanças no mercado

 O quarto dia da 22ª Semana de Comunicação iniciou nesta quinta-feira (11/05), no auditório Buriti, e teve como tema abordado aFotografia de moda: as mudanças de estética e mercado”, com o fotógrafo Ber Sardi. O profissional apresentou como começou na carreira e deu dicas para os futuros profissionais.
 
Formado em Design Gráfico pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar), ele atua na área da Fotografia de Moda e Publicidade há 10 anos e conta que foi na faculdade que começou a ter noção sobre estética e processos gráficos. “Aprendi um pouco sobre como o meu produto vira um produto final. Eu faço a foto já pensando em como diagramá-la”, conta.
 
Bernardo iniciou a palestra se apresentando, contou como começou sua carreira na área da fotografia. Sobre sua escolha em trabalhar com moda, ele afirma gostar de criar imagens, dirigir e registrar pessoas. Contou também sobre suas experiências, sobre a importância de entender o posicionamento do cliente, entender quem é o seu público e pesquisar antes sobre ele.
 
Segundo Bernardo, a dificuldade maior do profissional recém-formado é a inserção no mercado e se tornar conhecido. “Como freelancer ter um espaço e um respaldo das pessoas exige que você faça um bom trabalho e que tenha bons relacionamentos para que não dificulte nada”, conta.
 
Sobre as diferenças na estética da fotografia de moda, o convidado explica que hoje o consumidor prefere algo menos produzido artificialmente. “Depois da internet, ninguém aceita mais algo artificial, nós nos aproximamos mais da estética do real, do natural”, afirma.
 
Em relação às mensagens transmitidas nas fotos, Sardi afirma ser completamente contra explicar qualquer tipo de arte. “Eu costumo comparar que é igual você olhar o nome do autor do quadro antes de olhar o quadro, então prefiro que as pessoas olhem a foto e sintam por si só”, ressalta.
 
Quanto as dicas e conselhos, o palestrante afirma que não há dicas, pois cada um tem seu estilo e sua própria vivência. “Aceite e negue todos os conselhos. Duvide de tudo, ouça os mais velhos e aprenda com os mais novos”, diz. De acordo com ele, o mais importante é ter contatos e fazer networking.
 
Feedback
 
O que mais chamou a atenção da aluna Priscila Veneno, do 3º termo de Jornalismo, foi a forma como alavancou sua carreira, mesmo sem ter feito faculdade na área. “Achei interessante pra gente que gosta de moda e fotografia. Faço Jornalismo, mas depois da palestra me interessei por essa área e penso em seguir futuramente, quem sabe em uma pós.”
 
Já para aluna do 1º termo de Fotografia, Ana Clara Padovan, a palestra serviu para ampliar a sua visão o mercado, por conta da grande experiência de Bernardo na área. “Acho que o que mais vou levar são os passos passados por ele, de tentar, não ficar parado, pois assim, não vai levar em nada”, afirma.
 
Em relação às diferentes visões que a palestra proporcionou, o fotógrafo Thomas Aguilera, que também atua na área da Fotografia de Moda e acompanhou a palestra, diz que é importante ter outras perspectivas dentro da mesma área para saber se está seguindo as constantes alterações nos conceitos do mundo da moda. “Achei positiva a palestra, abriu muitas mentes. É interessante ver alguém que teve um início comum, que hoje desenvolve um trabalho super bacana”.
 
Com toda a palestra, Ber Sardi conclui que a fotografia está cada vez mais buscando algo mais natural, ao usar pessoas que nunca foram fotografadas. “A moda dita comportamento social e acompanha as mudanças da sociedade. Acho que isso da voz e forças às pessoas, como uma maneira delas se aceitarem”. Sobre a experiência de palestrar na faculdade, Bernardo diz ter sido muito interessante, pela recepção que teve dos alunos e professores. “Se for convidado, pretendo voltar mais vezes”, afirmou.  

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