Cerca de 100 alunos se inscrevem para aplicação de questionários

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

03/04/2018 às 09:00 – Atualizado em: 03/04/2018 às 21:45 
Maria Eduarda Kato

Julio Martineli

Estudantes percorrem bairros de Prudente para levarem dados de 41 segmentos

O número de inscrições recebidas foi um dos destaques da aplicação dos questionários do Top Of Mind 2018. Cerca de 100 facoppianos foram até os bairros de Presidente Prudente, no dia 17 de março, sábado, para descobrirem quais as marcas vem à mente do consumidor quando falamos de algum segmento específico. 
 
A estagiária do Laboratório de Pesquisa de Mercado, Ana Carolina dos Santos, conta que uma nova divulgação foi feita nesta 10ª edição. “Além da divulgação pelos corredores e redes sociais, eu e o Noel [Martins de Oliveira Júnior], também do laboratório, fomos de sala em sala chamar o pessoal para participar. Até uma semana antes do encerramento das inscrições, a procura ainda estava baixa, tínhamos recebido por volta de 40, mas, após essa divulgação, conseguimos passar das 100 inscrições”.
 
As professoras Lorena Galdino e Gabrielle Ribeiro e o profissional de pesquisa Estanislau Marrafão, juntamente com o Laboratório de Pesquisa de Mercado,foram os responsáveis pelo processo de formação, distribuição e monitoramento das equipes. Gabrielle enfatiza que a grande procura dos alunos possibilitou a montagem de 24 equipes, um número maior em relação ao ano anterior, e isso trouxe outros benefícios. “Conseguimos reduzir a quantidade de questionários por equipes e dividi-las por turnos, diferente do ano passado em que tiveram que trabalhar o dia todo.”
 
Como funciona? 
 
O critério de seleção dos bairros onde foram aplicados os questionários se baseia em informações de renda e densidade demográfica de Prudente, assim, as amostras foram distribuídas de modo que atendesse espacialmente a cidade, explica Marrafão.
 
Após a separação de equipes e distribuição nos bairros, os aplicadores foram às casas com questionários que contavam com 41 segmentos diferentes, como, por exemplo, drogaria, pizzaria e supermercado. Os moradores tinham três segundos para responder a primeira instituição que viesse à sua cabeça quando questionado sobre determinado segmento.
 
Experiência
 
Vinícius Meneguetti, do 2º termo de Publicidade, foi aplicador pela primeira vez neste ano. O aluno nunca havia participado desse tipo de coleta de dados e conta que, apesar do cansaço, é legal estar disposto a fazer parte da construção de algo. “Já são 10 anos de Top Of Mind, o que significa que já é um evento de sucesso, então quis fazer parte disso.”
 
Já o estudante do 5º termo de Jornalismo, Jônatas Caetano, participou pela terceira vez da aplicação. Na primeira vez, o aluno se inscreveu por conta da curiosidade e das horas que a atividade oferece, mas, depois, acabou gostando da interação do processo. “O interessante é ver a curiosidade das pessoas para saberem mais sobre o que é realmente a premiação”, conta Jônatas. 
 
A premiação do Top of Mind 2018 acontece no dia 30 de maio, no Auditório César Cava, no Campus I da Unoeste.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​