Clicio Barroso explica a preparação de fotógrafos para atual mercado de trabalho

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

06/05/2018 às 12:00 – Atualizado em: 04/05/2018 às 11:31 
Maria Eduarda Kato

Agência Facopp

Clicio fala como se preparar para lidar com a concorrência na profissão

Futuros fotógrafos, essa pergunta vai especialmente para vocês: como estão os planos para depois do término da faculdade? Qual será o próximo passo após estar com o diploma em mãos? Se você ainda não sabe a resposta, o fotógrafo e designer Cliclio Barroso estará pronto para te ajudar na 23ª Semana de Comunicação da Facopp!
 
Ao observar o currículo de Clicio, fica claro o porquê dele ser o convidado que vem para falar sobre “Profissionalização e marketing para fotógrafos”. Nos anos 70, as faculdades de fotografia ainda não existiam, então o paulistano iniciou seus estudos na Camera Photoagenthur/Nikon School of Photography. Graduou-se ainda em Design de Multimídia pelo Centro Universitário Senac. Na área digital, participou de cursos ministrados por grandes nomes mundiais, como Dan Margulis e Deke McClelland.
 
Durante sua carreira, o palestrante já foi assistente de fotografia, passou pelo Estúdio Abril, trabalhou com editoriais de moda e publicidade por 20 anos, tornou-se expert em Photoshop e Lightroom, lançando sete livros sobre essa área digital, e recebeu três vezes o Prêmio Abril de Jornalismo na categoria Fotografia.
 
Atualmente, Clicio fotografa para agências nacionais e norte-americanas, ministra cursos e palestras no Brasil e no exterior e trabalha com impressão fine art em seu estúdio “Cliclio Impressão”. O estúdio trabalha com a impressão de obras de arte de artistas, galerias e grandes museus, como o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) e o Museu de Arte de São Paulo (MASP).
 
Sobre a palestra
 
Com o tema “Profissionalização e marketing para fotógrafos”, Clicio vem até a Facopp para encerrar a 23ª Semana de Comunicação, no dia 11/05, sexta-feira, apresentando aos alunos o que os espera no mercado de trabalho e como lidar com esse novo mundo. O palestrante conta que a quantidade de fotógrafos no mercado atual é muito grande, o que torna a concorrência maior e, por isso, é preciso ter uma preparação para se apresentar como profissional após o fim da graduação.
 
“Não basta apenas ter técnica, ser especialista em uma categoria específica ou coisas desses tipo. É preciso saber da parte burocrática, saber como abrir sua empresa, como lidar com seus clientes, como formar essa rede profissional”, explica o fotógrafo e designer.
 
Sobre suas expectativas para o evento, ele diz estar animado para retornar a Presidente Prudente após muitos anos. “O pessoal da Comunicação Social é sempre muito para cima, o que torna esses momentos mais descontraídos. Também vai ser bacana poder ver o que mudou na cidade desde que estive aí há anos”.
 
O que conecta o Clicio? 
 
Diversas ferramentas auxiliaram Clicio a se conectar com o mundo profissional durante toda a sua carreira, mas nada tem um peso tão grande como a internet. Para ele, o network local e regional é muito importante, porém, apenas a internet tem o poder do contato global.
 
“Tive a oportunidade de ir ao Japão cinco vezes para dar cursos e isso só foi possível por causa da internet. Alguém te indica para outra pessoa, essa pessoa olha seu site, seu Facebook e, a partir daí, o contato é muito mais simples”, conta o convidado.    

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​