Colóquio Facopp debate estudos de ensino, pesquisa e extensão

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

21/03/2018 às 12:04 – Atualizado em: 26/03/2018 às 10:41 
Nayene Furmigare e Rafael Barbosa, especial para Portal Facopp

 Pense na oportunidade de estar em um espaço onde se pode compartilhar conhecimento, debater diversos assuntos e trocar experiências, excedendo os limites das aulas. Pensou?  Pois, para quem tem dúvida, é isso que o Colóquio Facopp, evento que acontecerá nos dias 16 e 17 de abril, proporciona aos alunos.
E atenção facoppianos, fiquem ligados porque a 4ª edição trará várias novidades, é gratuito e já está com as inscrições abertas.
                                                                                                                             
O Colóquio Facopp é um evento acadêmico em que discentes, docentes e egressos dos cursos de Fotografia, Jornalismo e Publicidade e Propaganda trocam ideias, discutem vários assuntos contemporâneos e apresentam experiências sobre os projetos de pesquisas, extensão e ensino na área de Comunicação Social.
 
Há duas formas de participar: ouvinte ou apresentador. O primeiro assiste às apresentações dos trabalhos e tem a oportunidade de fazer perguntas e participar das discussões. A categoria apresentador é para quem tem iniciado algum projeto de pesquisa, ensino ou extensão e vai apresentar seu estudo e enriquecer o currículo. “A ideia é trocar experiências. Esse intercâmbio acaba ajudando tanto quem participa só assistindo, como quem realmente apresenta, porque ali você vai vendo como o conhecimento é construído”, afirma a docente Fabiana Aline Alves, responsável pelo evento.
 
Uma das mudanças para esta quarta edição do colóquio refere-se justamente às horas. O aluno que participar como ouvinte ganha 10 horas. Já quem participa apresentando trabalhos tem direito a 30 horas complementares. Vale a pena, não?
 
Ampliando os conteúdos
 
Uma das grandes novidades do colóquio neste ano é que ele não se resumirá somente a apresentação de pesquisas de iniciação científica e TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), mas abrangerá também atividades de ensino e ações de extensão. Isso significa que que tanto alunos e ex-alunos, como professores ou profissionais da área de comunicação de outras faculdades, podem mostrar suas experiências em pesquisas, projetos, trabalhos em sala de aula, extensões juntos à comunidade com objetivo de fomentar ainda essas atividades.
 
“O foco é em fazer o aluno entender o quanto essas atividades, seja pesquisa, ensino ou extensão, podem modificar sua vida profissional e, com certeza, elas vão fazer com que o conhecimento seja muito mais amplo do que apenas aquele conhecimento de sala de aula”, afirma a professora e coordenadora do curso de Jornalismo, Carolina Mancuzo.
 
Divisão em temáticas
 
Visando melhor aproveitamento do conteúdo por parte dos alunos, a atual edição do colóquio escolheu adotar um formato que permita dividir as apresentações por áreas do conhecimento, as chamadas divisões temáticas. Assim, haverá uma sala específica para discussão sobre o Jornalismo, outra para Publicidade e uma terceira para Fotografia. As comunicações orais vão acontecer nas salas da própria Facopp.
 
Publicação
 
Segundo a professora Fabiana, outra novidade do 4º Colóquio Facopp é a publicação dos resumos expandidos dos trabalhos apresentados, o que permite enriquecer o currículo de quem pensa em, posteriormente a faculdade, especializar-se em alguma área ou até mesmo buscar um mestrado.
 
“No final do evento, a gente vai ter a publicação dos anais, então conta como publicação para os participantes, a pessoa vai ter tanto uma comunicação oral para colocar no currículo, como uma publicação”, esclarece Fabiana. A professora ainda explica que o resumo expandido a ser publicado é apenas um pouco mais extenso do que um resumo normal e que é bem tranquilo de fazer. “O modelo do resumo está disponível no site para download. Os professores da Facopp também estarão à disposição para esclarecer dúvidas a respeito”, enfatiza.
 
Inscrições
 
Por tudo isso, é bom ficar ligado e participar! As inscrições já estão abertas e vão até o dia 06/04 para apresentadores e 16/04 para ouvintes. Podem ser realizadas exclusivamente no site do evento. Lembrando que o evento é gratuito.
 
Quer saber mais? Converse com os professores ou acesse o site, lá tem tudo explicadinho.
 
Você que quer aprender, mais seja apresentando ou assistindo, e que já traça planos para o futuro fora da faculdade, não pode ficar de fora do evento. Participe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​