Como os jovens enxergam a política?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

27/05/21 às 15h52
Fernando Santos e Beatriz Aiello, especial para Escola de Comunicação

Willian Silva toma decisões em debate na faculdade (Foto: Cedida/ willian Silva)

Para muitos jovens a política é algo que não faz parte de sua realidade e em algumas situações não pensam a fundo nas decisões que irão tomar. Na contramão dessa ideia, o estudante do curso de Publicidade e Propaganda, William Silva, entende que a política é a ciência responsável pela organização da sociedade.

“Eu acho que é muito importante que as pessoas tenham noção da política e seu espaço, até para que elas possam lutar por direitos coletivos, de uma classe ou da sociedade em geral”, diz o estudante ao se referir sobre a importância do entendimento político pela sociedade e principalmente pelo jovem. Para o futuro publicitário, o uso consciente da política em prol da sociedade é algo essencial, uma vez que a sua inexistência ou a aplicação indiscriminada pode levar ao caos.

William diz acreditar que atualmente os jovens se engajam muito mais em questões políticas, até mesmo pelo fato dessa geração ter um maior acesso à informação podendo assim se organizar e disseminar suas ideias.

O também estudante do curso de Publicidade e Propaganda, Maurício Saraiva, entende a política em si como um método, já que para ele todo indivíduo que procura o bem estar individual ou para o círculo social em que está inserido terá que se apropriar de uma metodologia para que obtenha êxito.  Maurício entende que do mesmo modo a política na esfera governamental também é um método, uma ferramenta para que nossos governantes ofereçam um bem-estar para a população.

“Com muita facilidade eu posso me preocupar comigo mesmo e posso me preocupar também com outras pessoas, mas buscar o bem de todos e algo que exige um pouquinho mais de dedicação”, diz Saraiva ao se referir aos líderes políticos.

Já para Divaldo Ceresini, comentarista do programa Entrelinhas, produzido pela Prudente News 1070 AM e que abarca discussões acerca da política e seus desdobramentos. Ele acredita que as pessoas em geral deveriam se envolver mais com a política, afinal a grande parte da sociedade ao seu ver está descontente com o cenário atual, mas que são poucos aqueles que se dispõe a participar da construção de uma desejada mudança.

“Em relação especificamente aos jovens, entendo que eles têm mais condição de agir, uma vez que possuem menos amarras que as pessoas mais velhas, as quais já formaram famílias e outros vínculos de relacionamento que podem dificultar um maior embate com aqueles que desejam a manutenção desse cenário”, diz o comentarista. 

Divaldo lamenta não ver os jovens com um espírito ativo, voltado às ações políticas e acredita que a persistência desse grupo é fundamental para que em um futuro mais pessoas possam assumir posições no campo político.

Divaldo Ceresini em audiência Pública municipal sobre iluminação pública (Foto: Cedida/Divaldo Ceresini)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​