Comunicação estratégica é essencial para empresas

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Inês Becegato
19/05, às 16h

Turma do 7º termo de Jornalismo recebeu jornalistas Ednéia Zart e Rodolfo Vendramini da Energisa Sul-Sudeste (ESS)

Foto: Cedida/Giovana Cunha

A turma do 7º termo de Jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste recebeu os jornalistas formados pela Unoeste, Ednéia Zart e Rodolfo Vendramini Ambrosio que atualmente desempenham papéis essenciais na Energisa Sul-Sudeste (ESS). Rodolfo é BP de Comunicação, abrangendo estratégias de imprensa, institucionais e de marketing, e Ednéia atua como Analista de Comunicação. O evento foi realizado dia 3 de maio, no campus 2, na disciplina Jornalismo Empresarial da professora Giselle Tomé. A palestra abordou temas como a comunicação estratégica durante crises climáticas.

A Energisa Sul-Sudeste atende a 84 cidades em todo o país. Entretanto, enfrenta desafios singulares na área de energia, especialmente em meio a eventos climáticos extremos como temporais, vendavais e ondas de calor. A variação de consumo de energia devido a condições climáticas adversas e as interrupções no fornecimento são questões centrais.

Para enfrentar tais desafios, os jornalistas explicaram que a empresa implementou um plano de contingência integrado, englobando produção de conteúdo orientativo, publicidade, mobilização com o poder público e comunicação customizada para o público. Este plano inclui uma comunicação 360º, preparando-se para uma gestão de crise eficiente. 

Durante a recente contingência provocada pelo El Niño, a empresa preparou um plano de gestão de crise já em agosto, meses antes dos eventos climáticos extremos. Para isso, o alinhamento estratégico da mensagem, a análise de cenário e o compartilhamento de boas práticas foram fundamentais nesse processo.

Segundo Ednéia, “é importante falar disso, pois a Energisa pode resolver casos de pessoas que não podem ficar sem acesso a energia. A Energisa se preocupa com os clientes mais necessitados de energia e que está disposta a resolver os problemas deles.”

O relacionamento positivo com pessoas que falam mal da empresa, ou seja, os detratores, como são chamados, contribuiu significativamente para a favorabilidade da marca. Resultados recentes mostram um índice de favorabilidade de 98,34%, evidenciando a eficácia da estratégia de comunicação adotada pela ESS.

Foto: Cedida/Giovana Cunha

Em preparação para futuras crises, os assessores explicaram que realizam a atualização contínua do plano de comunicação e contingência, realizando o media training com foco na contingência, preparando novos porta-vozes e framework para mapeamento de stakeholders. Além disso, uma agenda positiva por meio de pautas, visitas e ações com a imprensa também está em andamento, enquanto debates e trocas de experiências enriquecem ainda mais o trabalho da equipe.

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