Copywriting: entre a persuasão e a constante busca pela inovação

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Júlia Fatinansi
15/03/2023 às 16h

Ramon acredita que é necessário a paixão pela escrita e que tenha muita curiosidade para atuar como copywriter (Foto cedida: Ramon Diniz)

Pode ser que você já tenha se perguntado o que é copywriting, o que faz o profissional dessa área ou, até mesmo, como se tornar um. Essa profissão, que vem crescendo ultimamente no mercado de trabalho, é de suma importância para o meio da comunicação. Sendo assim, é fundamental que seja compreendida não só pelos estudantes, mas também por todos que exercem uma função ligada a esse meio.

Afinal, o que é copywriting?

De acordo com a professora da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais Mariangela Fazano, copywriting é uma técnica persuasiva de escrita. Ela diz que a intenção dessa técnica é manipular o receptor da mensagem e induzi-lo a fazer aquilo que o produtor deseja.

O consumidor, ao entrar em contato com esse tipo de composição, se vê envolvido e acaba, de certa forma, sendo seduzido. A docente relata que, atualmente, o motivo responsável pela intensificação do crescimento dessa técnica são as redes sociais. Além disso, Mariangela explica que a transmídia (transmissão de uma informação em várias mídias) precisa promover um engajamento que foca em aumentar a quantidade de interações em outro meio e, assim, o usuário é impulsionado a tomar uma atitude.

Por exemplo, um influenciador, ao postar o vídeo de um produto, quer gerar engajamento para que seu público seja persuadido, se dirija à página do que está sendo anunciado e realize a compra. Logo, a persuasão é extremamente importante para o copywriting.

Além da escrita persuasiva, é importante que o profissional tenha domínio sobre a língua portuguesa, saiba determinar o público-alvo que quer atingir e criar bons CTAs.

Público-alvo

O professor da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, Roberto Mancuzo, afirma que qualquer trabalho de copywriting, sem a referência de público, é impossível. 

O jornalista afirma que não existe um modelo pronto de copy e que este deve ser desenvolvido de acordo com o público que se quer atingir. Ele expõe ainda que para criar um bom texto é preciso entender, além do público, a linguagem, a mensagem, o canal e o modelo de comunicação de emissor e receptor. “Talvez o trabalho do copy seja quase 70% um processo de imersão naquele público que ele vai ter que atingir e os outros 30% vêm a parte de inspiração, trabalho forte e de criação.” 

CTA

CTA é uma sigla em inglês que tem como significado ‘call for action, ou ‘chamada para ação’. Mariangela explica que eles são promotores de gatilhos e que, por isso, precisam percorrer caminhos do imperativo verbal que não sejam tão agressivos. Alguns exemplos desses CTAs são: “clique aqui”, “garanta já o seu’’, “compre aqui”, “arraste para cima’’, “acesse o site’’, “saiba mais’’.

Mancuzo relata que, em seu ponto de vista, o que diferencia o copy da redação publicitária é o uso dos CTAs, já que o primeiro faz um uso marcante dessa ferramenta. Ademais, afirma que a utilização desta deve ser pensada de acordo com o público, caso contrário, ela não funciona.

A profissão do futuro?

“Eu não acho que seja a profissão do futuro, mas sim do presente”, declara o professor Mancuzo. No entanto, esclarece que o profissional não pode ficar estagnado, pelo contrário, deve buscar sempre a inovação.

O jornalista utiliza como exemplo o ChatGTP, robô virtual, que produz conteúdos autônomos e originais. Caso o copywriter não busque inovações e fique no mesmo nível da inteligência artificial, pode ser substituído pelo algoritmo.

Além disso, ele afirma que vai ser uma profissão ainda mais do futuro e que não vê uma dificuldade nesse sentido, pelo contrário, enxerga um caminho extenso.

Na prática

Se você tem interesse em começar a trabalhar com esse tipo de texto, o egresso do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação e atuante na área, Ramon Diniz, dá algumas dicas.

O jornalista acredita que é necessário a paixão pela escrita e que tenha muita curiosidade. “Eu acho que quando você vira a chave da curiosidade, quando você começa a pesquisar o por quê aquela copy ‘estourou’, por quê determinada ação está ‘bombando’, quando você começa a ter esses insights sobre coisas que estão fazendo sucesso e começa a pesquisar para tentar alcançar aquilo, você encontra o sucesso, uma motivação para ser melhor.”

Ramon, dirigindo-se às pessoas que estão adentrando ou querem adentrar no universo do copywriting, diz que é preciso ser um desbravador, ou seja, estar sempre pesquisando, lendo sobre novidades, tendências e novas estratégias.  Ele afirma que estar informado é essencial para entregar um trabalho de qualidade, seja em uma agência ou em uma redação de jornal.

Paixão, curiosidade, desejo em aprender coisas novas e criatividade são, segundo Ramon, importantes para quem está começando no ramo como copywriter.

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