Cursos online gratuitos são uma alternativa flexível para aprender mais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

14/05/21 às 16h36
Caio Gervazoni e Nicoli Liberansk, especial para Escola de Comunicação

Contexto de pandemia é um dos principais fatores para que as pessoas busquem os cursos online. (Foto: Cláudia Borges/ Acervo pessoal)

Diversas instituições de ensino têm oferecido ao público uma quantidade considerável de cursos gratuitos que podem ser feitos remotamente. De marketing digital ao básico da língua portuguesa, a variedade é ampla e diversas pessoas veem este meio como uma forma acessível de complementar não só o currículo, mas o conhecimento sobre determinado tema.

Com a quarentena e a forte crise econômica no país, muita gente busca uma saída sem gastos para continuar estudando e agregar novas formas do saber a sua rotina de trabalho. O interesse é tanto que uma pesquisa do Google, divulgada pela revista eletrônica Você S/A, do Grupo Abril,  mostra que durante o período pandêmico a procura por cursos online bateu recorde de busca no “Oráculo do Século XXI”, ou melhor, no site da multinacional norte-americana.

A própria Unoeste fornece aos alunos e funcionários cursos gratuitos e têm como objetivo viabilizar ao estudante uma oportunidade de recordar e nivelar os conhecimentos vistos no Ensino Médio. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é outra instituição que também oferece um leque extenso de cursos gratuitos remotos. A empresa de marketing Rock Content, por meio da Rock University, oferta uma quantidade imensa de cursos que visam fortalecer o conhecimento de quem procura se aprofundar na área de marketing digital. Além destas opções citadas, você pode conferir uma lista dos cursos onlines de diversas instituições em um levantamento feito pelo usuário do Linkedin e gerente comercial, Leandro Lopes.

Vale a pena?

Estudante do 5º de Jornalismo na Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, Claudia Borges, recomenda às pessoas buscarem saber sobre a variedade de cursos oferecidos na internet. “É possível achar cursos bons e gratuitos. É só procurar. Quando você começa a se inscrever, o algoritmo das redes sociais começa a te recomendar mais cursos”.

A estudante de Jornalismo acabou ficando desempregada no começo da pandemia, em março de 2020, e a partir daí se aprofundou na busca por cursos novos. “Fui dispensada do meu trabalho e estes cursos foram essências para eu poder seguir tranquilamente em relação a qualidade de vida, porque deram mais força para eu continuar, buscar novas oportunidades, conhecer novas possiblidades e áreas que eu não conhecia”, aponta.

“O mercado de trabalho valoriza bastante estes cursos, a busca por conhecimento, por crescer cada vez mais”, avalia Claudia.

A jornalista, formada pela Escola de Comunicação da Unoeste, Jennifer Figueiredo conheceu os cursos online ainda na época da graduação. “Conforme fui conhecendo as matérias da faculdade, foi surgindo interesse em buscar algo fora”, comenta a jornalista. Para ela, o curso que mais agregou na sua formação foi sobre ‘SEO – Técnicas de otimização de conteúdo’, ofertado pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). “É a área que eu mais trabalho atualmente, produção de conteúdo para blogs na internet”, compartilha.

“Sinto que sinto adquirindo novos conhecimentos e colocando em prática na minha vida profissional me deixa feliz, realizada. Acredito que há uma melhora na qualidade de vida do ponto de vista psicológico, nas realizações profissionais e de adquirir novas habilidades e poder mostrar isto para o mercado”, associa Jennifer.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​