De anônima à celebridade do momento: conheça o Fenômeno Juliette

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01/06/2021 às 15h24
Carlos Migotto, Claudia Borges e Ramon Diniz, especial para Escola de Comunicação

Falante, divertida, alegre e bondosa. São alguns dos adjetivos usados pelos fãs que se apaixonaram pela campeã Juliette (Foto: Divulgação/Instagram)

O Big Brother Brasil 2021 chegou ao fim no último dia 4 de maio, coroando a paraibana Juliette Freire como grande campeã. Disputadíssima por marcas e celebridades, todos querem um “pedaço” de Juliette.

O carisma e a personalidade da maquiadora, até então anônima, garantiram um feito histórico: Juliette passou de 3 mil seguidores a mais de 30 milhões em quatro meses no Instagram, tornando-se a participante com mais seguidores da história do programa, estando à frente de apresentadora Sabrina Sato, que esteve na 3ª edição do reality, e da atriz Grazi Massafera, vice-campeã do BBB5. 

Além disso, ela segue quebrando recordes nas redes sociais, com fotos batendo 1 milhão de curtidas em menos de uma hora e lives com mais de 900 mil visualizadores simultâneos. 

Porém, como ela passou de uma desconhecida a queridinha das marcas, esgotando nas lojas os produtos que usa e transformando tudo o que toca em ouro?

Simultaneamente, mais de 800 mil pessoas assistiram à primeira live de Juliette pós-BBB, no último dia 15/05, no Instagram. Um fato curioso: o livro “Os Quatro Compromisso”, citado pela paraibana na transmissão, atingiu o primeiro lugar dos mais vendidos no site da Amazon durante o bate-papo (Foto: Divulgação/Instagram)

A ARMA SECRETA DE JULIETTE: SUAS REDES SOCIAIS

Juliette contou, em entrevista ao programa Bate Papo BBB, que inicialmente apenas sua amiga Débora tinha as senhas das suas redes sociais. Hoje, o time conta com 20 pessoas que ficam 24h cuidando de todas as redes e interagindo com os seguidores.

Em entrevista ao site Steal The Look, Tereza Falcão, head de social media de Juliette, afirma que a principal estratégia para o crescimento das redes sociais foi gerar uma comunidade em torno da paraibana, usando vídeos e fotos de arquivo pessoal para fortalecer a imagem que ela estava transmitindo dentro do reality

Ainda para o mesmo site, Candy Ferraz, head de conteúdo, relata que com 15 dias de programa Juliette já havia alcançado a marca de 5 milhões de seguidores. Foi a partir daí que ela entendeu que estava trabalhando para um fenômeno.

A CONSTRUÇÃO DE UMA MARCA

O professor Roberto Mancuzo, da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, acredita que o grande sucesso de Juliette foi, principalmente, sua personalidade. Para ele, as redes sociais serviram para amplificar e reforçar quem ela é para seu público, alcançando inclusive quem não assiste o programa. 

Mancuzo ainda afirma que as primeiras semanas após fim de programa serão crucial para a consolidação de Juliette Freire como marca, pois a personalidade midiática e a pessoa real se encontram fora do reality e precisam estar em sintonia. 

Para o jornalista da Jovem Pan Entretenimento, Leonan Oliveira, a equipe de mídia formada soube trabalhar perfeitamente em conjunto com o que Juliette entregava dentro do programa. “As redes sociais conseguiram deixar a personalidade dela mais próxima dos seguidores, mesmo que digitalmente, fidelizando os fãs”, comenta. 

Leonan ainda diz que, separados, os personagens “redes sociais” e “Juliette” talvez não tivessem tanto força quanto tiveram juntos.

Muitos se perguntam o que ela tem de especial para gerar tanto reconhecimento. Para Vitor Hugo Trindade, estudante do 5º termo de Publicidade e Propaganda e fã da campeã, a identificação com Juliette veio por causa das dificuldades e humilhações que ela sofreu dentro do programa. “Juliette retrata o alívio em ganhar mesmo depois de ter sido desacreditada por todos. Toda dor e humilhação que ela sofreu dentro do programa só podia ser reparada com o grande prêmio”, opina.

Além disso, Vitor acredita que, apesar de muito bem trabalhadas, as redes sociais não alavancaram Juliette e, sim, o contrário. “As redes dela colaboraram? Claro. Mas os participantes do grupo camarote tinham grandes agências cuidando de seus perfis e, ainda assim saíram, alguns até mesmo com grandes rejeições. Então o que vale de verdade é a personalidade de cada um”, finaliza.

E AGORA, JULIETTE?

Contratos milionários e agenda cheia. O futuro de Juliette Freire parece ser brilhante. Ainda estão muito frescas na memória do seu público as cenas do programa, contudo, durante o próximo ano será interessante observar como ela se mantém e principalmente como conduz todo buzz que gerou.

Eita, mulinga! Conhece alguém que também não entende o motivo de Juliette ter virado a celebridade do momento? Compartilhe agora a matéria e deixe os seus conhecidos antenados na nova rainha do Instagram (e dos corações brasileiros, né?). Aproveite e comente lá nas redes sociais da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste (@comunicacaounoeste) para quem você torcia no Big Brother Brasil 21. 

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