Izabela Zacheu, Nathália Dias e Gabriel Marques, especial para Escola de Comunicação
15/09/2023 às 13h

Quando o assunto é estar sempre em constante mudança, o mundo da moda está com tudo! Segundo a professora de moda da Unoeste, Veridianna Ferreira, a moda atual é inspirada na dos anos 2000, passando por um processo de releitura.
Para a docente, os jovens atualizam seu estilo de acordo com o que vem se voltando para a modernidade, explorando os tipos de tecidos jeans, estampas coloridas, cetim para fazer vestidos, blusas com frente única, o ‘queridinho’ All Star, as calças baixas, entre outros estilos usados no passado. Veridianna acredita que os anos 2000 voltaram para trazer uma leveza de um período pós pandêmico, quando se readaptar ao novo mundo, foi essencial na criação de novas identidades.
Por falar em novas identidades, Laynara Rosa, estudante do 4° termo de Design da Unoeste, conta que o motivo de ser antenada a essa moda antiga está ligada ao fato de ela querer uma identidade mais ‘vintage’ para seu trabalho profissional de designer, renovando seu guarda-roupa para estar sempre de acordo ao estilo do seu tema, transformando suas roupas modernas para um estilo específico, fazendo pinturas em suas calças e camisas velhas, sem perder real essência.
“A ideia do vintage, é justamente fugir do padrão e ser autêntico no que você está vestindo. Fala muito sobre personalidade.”
Laynara Rosa
Para Sarah Vasconcellos, estudante do 2° termo de Design, a calça de cintura baixa foi o seu ponto inicial para entrar no mundo da moda clássica, pois sai do padrão considerado “normal” até então. A partir do momento que a calça despertava um interesse na aluna, ela passou a vestir para ser e se sentir diferente.
“O negócio é estilizar a roupa, ajeita-lá de um jeito novo de acordo com que você se sinta confortável, sem sair do seu estilo”
Sarah Vasconcellos
Ambas estudantes contam que o armário das mães é um local especial para buscar peças novas para juntar aos ‘looks’, pois traz aquele espírito do traje que veio diretamente dos anos 2000.