Editorial de moda dos anos 50 é tema de aula de Fotografia

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26/02/2018 às 11:37 
Junior França

Jhenifer Rodrigues

Fotografia de moda dos anos 1950 inspira alunos da Facopp

Irving Penn foi o tema da última aula de fotografia de moda. Consagrado por reinventando a forma de interpretar, propondo novas perspectivas à imagem da área, o fotógrafo foi a inspiração da aula prática e expositiva ministrada pelo professor Thomas Aguilera, no 3º termo de Fotografia, na última quarta feira (21/02).
 
A ideia da aula era mostrar aos alunos que o estilo fotográfico acompanha as características de sua época. Penn foi um fotógrafo consagrado, que trabalhou por 60 anos com fotografia de moda. “Ele faz parte de um grupo seleto, de um momento que mudou imagem da moda comercial. Acho ele uma grande referência, tem que ser estudado, tem muito material dele por aí e tem que ser divulgado”, destaca o professor.
 
Thomas também ressalta a importância da disciplina, pois ela evidencia técnicas de iluminação e traz concepções criadas por grandes fotógrafos que marcaram a história da fotografia. “A partir de 1950 a fotografia de moda já tem um ambiente mais comercial do que uma visão e um conceito antigo, assim pode ser utilizada nos dias de hoje”.
 
Alunos
 
Para Marco Aurélio Marmiroli, a aula prática aliada à teoria traz um entendimento valioso sobre a fotografia de moda. Em relação às épocas, identifica-se com os anos 1980 que foi marcado pelo Rock´N Roll, uma pegada punk, que mudou o padrão da moda e da fotografia.
 
“Houve muitas mudanças, mas ainda é mantido o padrão da mulher magra e tal. Porém os equipamentos e o digital trazem a liberdade da pós-produção. Antigamente existia a possibilidade, mas era mais difícil”, aponta Marmiroli sobre as alterações para os dias atuais.
 
Já Carlos Eduardo Migotto afirma que os trabalhos do passado acabam se tornando referência hoje. “Considero a sexualidade na fotografia comercial mais contundente, mexe mais com as pessoas”, diz.
 
Dica
 
Para Thomas, quem se interessa por fotografia de moda, deve acompanhar o trabalho dos profissionais do mercado. As redes sociais propiciam essa aproximação com os grandes fotógrafos, servindo de inspiração para as suas produções.

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