Ana Laura Rena e Sara Sant´Anna Silva
08/06/200 às 12h
Os alunos do 1º, 2º, 3º e 7º termo do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, nesta quinta-feira (02/06) receberam os ex-alunos para falar sobre o tema: O mercado de fotografia comercial. Os convidados foram Vinicius Ishibashi, Carlos Rocha e Júlia Aglio, que já atuam no mercado profissional. O evento foi organizado e conduzido pelos professores, Thomas Aguilera e Giselle Tomé.
O bate-papo faz parte da matéria de Fotografia Publicitária do professor Thomas, que frisa a importância de trazer egressos para eventos como este, para que os atuais alunos possam se motivar e ver que, mesmo com todas as dificuldades, mas com persistência e qualidade no estudo, consegue-se chegar onde almeja. Giselle também destaca a importância de compartilhar experiências e aprendizados.
A convidada Júlia Aglio conta que se sentiu lisonjeada em receber um convite para palestrar naquela noite.“Eu sempre estive do outro lado e ficava pensando quando seria a minha vez de poder falar um pouco sobre o meu trabalho”.
A ex-aluna também reforça a importância de falar sobre as vertentes da fotografia no mercado de trabalho, pois todas possuem a sua relevância.
O fotógrafo Vinicius Ishibashi explica que procurou trazer suas experiências e lições de uma forma que os alunos ali presentes se identificassem com o que ele estava falando.
Ele explica que, para quem pretende trabalhar com fotografia de moda, área que ele atualmente se dedica junto com eventos, é preciso pesquisar e estar por dentro das tendências atuais, sabendo também identificar perfis de modelos. “Vai chegar uma hora que isto vai se tornar automático para o fotógrafo, ele vai conseguir olhar uma modelo ou roupa e imaginar aquilo já fotografou”, diz.
Carlos Rocha, outro convidado e também fotógrafo, acredita na importância de eventos como esse com intuito de mostrar segmentos dentro da fotografia publicitária.
Para ele, é um marco inicial para o desenvolvimento do aluno para que possam descobrir onde desejam atuar durante uma palestra ou até mesmo em aulas práticas. “É necessário mostrar as possibilidades e deixar que o aluno encontre seu segmento preferido e possa se especializar”, complementa Carlos.
TOP 3
As turmas do 3º e 7º termo de Publicidade apresentaram fotografias publicitárias que foram produzidas durante todo o semestre e escolhidas em sala pelos próprios alunos junto com o professor Thomas, elegendo as 15 melhores produzidas pelas turmas. Junto com os palestrantes chegaram a escolha de um TOP 3 das melhores entre as 15 fotos selecionadas para estimular a dedicação e empenho na prática dos conteúdos que são apresentados durante o semestre.
A aluna Eduarda Almeida do 7° Termo de Publicidade, junto com o seu grupo Guilherme Whitana, Dayane Silva, Fábio Lheti, Igor Ferri, Joana Mirandola, Luiza Cardoso, Heloisa Caroline e Maria Eduarda Almeida, tiveram a fotografia em primeiro lugar entre as escolhidas.
Para ela, o resultado motivou ainda mais a percepção e criatividade para os detalhes dos clicks e conta que todo o grupo ficou surpreso com o resultado final da foto, pois havia algumas restrições no briefing. “A dinâmica foi bem descontraída e necessária para integrar os alunos, tanto os que vão passar pela disciplina quanto os que estão cursando. A fotografia sempre será o melhor tema entre publicitários”.
O segundo lugar ficou para o grupo composto por: Ana Beatriz Figueiredo, Anne Assis, Fernanda Nakashima, Felipe Pacanaro, Igor Fray, Gabriel Barboza, Jaqueline Tavares, Lucas Santos, Lethícia Aguiar e Nathália Lima.
E em terceiro lugar foi conquistado pelo aluno Rodrigo Araújo.