Equipamentos da TV Facopp mudam ao longo dos 10 anos de história

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

08/05/2018 às 21:24 – Atualizado em: 08/05/2018 às 21:58 
Jady Eduarda Alves e João Lucas Martins

Thais Sousa

Evolução dos instrumentos tecnológicos marcam a trajetória da TV Facopp

Já imaginou o quão difícil seria trabalhar com câmeras pesadas, microfones antigos e monitores de tubo? Pois era nessas condições que a TV Facopp começou e, ainda assim, continham equipamentos de alta qualidade para a época. Continuando a comemoração dos 10 anos do laboratório, o Portal Facopp vai te mostrar um pouquinho desses instrumentos de trabalho.

Os antigos equipamentos do laboratório são hoje verdadeiras relíquias para a comunicação. Filmadoras com componentes em metal, como a Sony DXC 3000, e microfones somente direcionais foram o grande marco para o início dos trabalhos. Essa câmera usava um sistema chamado U-matic, fitas maiores que as convencionais e possuíam formato de vídeo analógico.

O VHS tenho certeza de que você conhece, aquele mesmo, usado em videocassete na sua infância para assistir filmes em casa e, no fim, você precisava rebobinar a fita. Essa tecnologia chegou à TV Facopp com a filmadora da PanasonicAG 456.

A porta de entrada para o mundo digital foi em 2009 com a fita mini DV, que já eram menores e possuíam imagens melhores. A Panasonic AG DV 2500 foi a câmera usada neste período.

Hoje com o advento das imagens em HD e da memória interna, as câmeras da Sony MX 2000 e 2500 são o grande diferencial para a nova tecnologia aplicada à TV Facopp.

A auxiliar técnica do laboratório, Ana Caroline Nezi, conta que com as novas câmeras que trabalham com memória interna, a edição de conteúdo ficou mais simples. “O armazenamento principalmente, porque a gente não tem mais a questão do espaço físico, ela fica só dentro de um disco rígido, que é o HD. E também a questão da edição, porque ela permite cortes e tem a qualidade melhor de imagem e áudio”, explica.

teleprompter é um aparelho no qual as falas do apresentador aparecem em uma tela e o profissional lê com sincronia. Até mesmo este aparelho mudou, o antes pequeno e pesado, passou a ser maior e mais leve, o que facilita a leitura.

Junto deles os monitores dos computadores também tiveram mudanças, os de tubo passaram a ser de tela plana e LCD.

Ficou curioso para saber como eram esses aparelhos? Confira as fotos dos antigos e novos equipamentos da TV Facopp. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​