Estagiários da TV Facopp relembram aprendizagem do laboratório

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

07/05/2018 às 22:02 – Atualizado em: 10/05/2018 às 16:03 
Daniel Alvarez, Jady Eduarda Alves, João Lucas Martins, Larissa Biassoti, Maria Eduarda Kato e Victor Gomes

12 personalidades falam sobre a experiência que adquiram no estágio

No dia 12 de maio de 2008 nascia a TV Facopp Online: um espaço destinado às produções de conteúdos digitais feitos por alunos do curso de Jornalismo da Unoeste e, com o passar dos anos, também de Publicidade e Propaganda. Hoje, a TV Facopp comemora uma década de vida com a marca de 145 estagiários que passaram pelo laboratório.
 
Nada disso teria acontecido se a Profª Dra. Thaisa Bacco e o Prof. Dr. Roberto Mancuzo não se dedicassem, durante todo esse tempo, para que a TV universitária pudesse crescer.
 
A diretora geral e o editor-chefe do laboratório contribuíram na formação de todos estes estudantes ao passarem seu conhecimento e macetes telejornalísticos que adquiriram na prática durante suas carreiras. Resultado? 400 publicações produzidas pelas 20 equipes.
 
Projeto e implantação
 
“A ideia foi simples, a gente queria fazer algo relacionado à TV e internet, porque foi algo que sempre chamou atenção dos integrantes do grupo”. Essa é a fala de Bruno Dias, um dos facoppianos que criaram o TCC em 2005 com a ideia de ter esse espaço dentro da universidade.
 
Além de Bruno, o grupo foi composto pelos jornalistas Cirilo Dias, Christina Nakandakare e Ana Elise Zogheib, que trabalharam com toda a complexidade da televisão, desde a parte visual, a transmissão, os programas que seriam feitos e na plataforma do momento, pois, acredite ou não, o YouTube ainda não existia.
 
Já em 2008, os estudantes Carolina Rubini, Edislene Vaiandt, Estela Faria e Flávio Veras finalmente colocaram a primeira emissora televisa online do Oeste Paulista, a TV Facopp, no ar! O propósito era fazer com que todos tivessem a oportunidade de atuar pelas diversas funções e se prepararem para o mercado de trabalho. 
 
Parte da história
 
20 equipes em 10 anos. Entre elas, estão 12 personalidades que fizeram parte deste time e ainda levam a TV Facopp entre suas recordações. O Portal Facopp conversou com alguns discentes que participaram dessa experiência durante a graduação.
 
O domínio da parte operacional dos instrumentos de trabalho do laboratório, como edição de vídeo e cinegrafia, competências que junto ao bom conteúdo desenvolvido resultam no trabalho com excelência do laboratório.
 
A TV Facopp foi e ainda é um marco na vida profissional de muitos alunos, já que é uma divisora de águas em relação à dúvida do início do curso:  “Realmente é essa a profissão que escolhi seguir?”.
 
Depois de entrar nesse novo universo, o mundo televisivo, passar pelas dificuldades e finalmente ser capaz de entendê-lo, todo o caminho percorrido, todas as barreiras do conhecimento que foram quebradas, o que fica no fim do percurso é a gratidão e reconhecimento por parte daqueles que participaram desse ambiente tão importante para a Facopp. Os ex-estagiários e estagiários deixam aqui o seu: Muito obrigado

Arte: Agência Facopp 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.