Estudantes apresentam planejamento e implantação de assessoria de imprensa no Euromarket

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

06/12/2018 às 12:13 – Atualizado em: 10/12/2018 às 17:15 
Jady Eduarda Alves, Heloísa Lupatini e Larissa Biassoti

Matheus Rodolpho

Na noite de terça-feira (04/12), no auditório Carvalho, deu-se início a mais uma Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC do curso de Jornalismo. A banca foi composta pela professora Me. Giselle Tomé, que também foi orientadora do projeto, pela professora Dra. Maria Luisa Hoffmann e pela professora Dra. Fabiana Alves.
 
O título do projeto foi Planejamento e implantação de uma assessoria de imprensa na empresa Euromarket de Presidente Prudente, realizado pelos alunos Bárbara Poletto, Mainara Ferreira, Victoria Oliani e Vinicius Longui.
 
A ideia principal do presente TCC foi implantar um projeto piloto de assessoria de imprensa no Euromarket de Presidente Prudente, pois mesmo sendo uma empresa grande e conhecida ainda não tinha alguém ou uma equipe que cuidasse da parte de comunicação, apenas mantinham vínculo com uma empresa de marketing terceirizado.
 
Em primeiro momento, os alunos tiveram que explicar aos gestores da empresa de que uma equipe focada na comunicação entre o complexo e mídia, aumentaria a visibilidade e credibilidade do Euromarket. “A assessoria é importante para ter esse relacionamento entre empresa e a mídia, para que os eventos, atividades e a empresa em questão, sejam conhecidos pelo público. Não só para seu público alvo, mas todas as pessoas. Então, esse relacionamento é necessário desde o início de uma empresa”, pontua Mainara Ferreira, uma das realizadoras do TCC.
 
Os alunos fizeram entrevistas com o público alvo do Euromarket para entender o que essas pessoas conheciam da empresa e também saber, especificamente, o que a empresa poderia oferecer ao seu público, além de entrevistas com os comerciantes.
 
Por ser um complexo de segundo setor e passar a visão de apenas um espaço onde se encontram vários comerciantes, os meios de comunicação não veem interesse público necessário para produção de conteúdo em seus veículos, portanto, os graduandos começaram a produzir matérias sobre eventos realizados pelo Euromarket em datas relevantes. “Os alunos pegaram eventos que tem interesse público, então eles conseguiram, por meio desses eventos, atenderem a todas as classes”, disse Maria Luisa Hoffmann, professora que compôs a banca.
 
Os estudantes passaram a cobrir e produzir fotos sobre os eventos realizados pelo Euromarket e depois enviavam para os veículos de comunicação, além de escreverem textos curtos para que pudessem ser postados nas redes sociais. Na apresentação do TCC, um dos integrantes do projeto diz que essas atitudes resultaram em oito releases, uma pauta fria falando sobre o espaço e os projetos do Euromarket e 31 inserções das mídias de Prudente em dois meses.
 
“A principal dificuldade era conseguir falar com todo mundo, eram muitas lojas, então nós íamos para um gancho e entrávamos em contato com as fontes dele, íamos para outro e entravámos em contato. Não tinha como falar com todas as pessoas ao mesmo tempo”, disse a aluna Mainara Ferreira, quando questionada sobre a maior dificuldade do grupo.
 
Os comerciantes, a princípio, disseram que uma assessoria de imprensa não faria diferença nas vendas, porém reclamavam do pouco fluxo de pessoas em determinados dias e após a implantação do projeto, o público começou a se interessar mais pelos eventos e pelo Euromarket em si e as vendas e frequências aumentaram.

 
ALÉM DO TRABALHO 
 
Após a iniciação do projeto de assessoria, os gestores do Euromarket contrataram uma pessoa específica para liderar a parte de marketing da empresa, além de contratarem um estagiário da Facopp para dar continuidade ao projeto de assessoria.
 
“O fato deles mostrarem a importância do trabalho do jornalista, a ponto da empresa contratar uma pessoa para cuidar, futuramente do projeto, mostra que os alunos fizeram um trabalho sério e que o trabalho foi valorizado”, diz a professora Maria Luisa Huffmann.
 
Vânia de Almeida, mãe da aluna Victória Oliani, afirma que o caminho da filha, até chegar onde está hoje, não foi fácil, mas que a família apoiou muito. “Eles tiveram dificuldades, mas mostraram a importância da comunicação para uma empresa”, finaliza.
 
Como contribuição pessoal para os alunos, o projeto os ensinou a se relacionarem com a mídia, a pensar em como abordar as pessoas e a encontrar ganchos e pautas relevantes, além de melhorar a comunicação entre o grupo. “Eu aprendi a conversar mais, ter mais contato com as pessoas, saber dar uma explicação”, afirma Mainara Ferreira.
 
A comunicação e a credibilidade é a alma do negócio, quando se tem isso, a mídia acaba procurando o complexo, mesmo que seja de segundo setor. Com a certeza de que assessoria de imprensa será um caminho seguido por todos os integrantes do grupo, os componentes da banca, os parabenizam como novos jornalistas.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​