Estudantes que moram fora enfrentam barreira diária com a distância

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

22/04/2019 às 16:01 
Ariane Balbino, Bruna Bonfim, Jeferson Silva e Milena Bispo

Portal News

Trabalho, faculdade e a distância são os maiores desafios para os estudantes

 Conciliar trabalho e faculdade é algo complicado de se fazer, principalmente em semana de prova ou para realizar alguma atividade externa. A situação é ainda mais difícil para os estudantes que não moram em Presidente Prudente e enfrentam horas nas estradas para poder estudar.
 
Assim é o caso do Hudson Ribeiro, que cursa Sistemas da Informação na Unoeste e mora em Bataguassu. “Eu reviso todo conteúdo que foi passado na faculdade, fazendo isso eu consigo conciliar o trabalho com o estudo. Então se ao longo da semana você já vem estudando, se preparando é como diz um velho ditado – o que você estudou hoje, você vai revisar hoje. Fazendo isso você consegue fixar e entender bem o conteúdo, quando chega a semana de prova, você está um pouco mais preparado”, conta Hudson.
 
Apesar do Hudson morar longe e enfrentar a correria no dia a dia, ele se sente satisfeito pois está fazendo aquilo que gosta. Basta a gente se esforçar, porque você ter a vontade de fazer determinado curso, consegue sem nenhum problema. Claro, terá dificuldades ao longo da faculdade, mas essa vontade vai te motivar”, diz o aluno. Ele conta também que a escolha da faculdade foi definida pela escolha da universidade.
 
Conciliar horários, também não é tarefa fácil para estudantes que trabalham durante o dia. Lidiane Garcia, que é formada em Letras e agora cursa Pedagogia, conta que seu maior desafio é conseguir conciliar o horário de saída do trabalho com o de entrada da faculdade. Lidiane trabalha em um centro de educação infantil onde os horários não são muito flexíveis devido à troca de funcionários durante o dia.
 
Mas a estudante ainda comenta, que se a pessoa estiver disposta a passar por cima dos obstáculos que aparecerem no caminho, no final, tudo vale a pena. O que importa é a experiência de vida e também o amadurecimento. “Um amigo sempre me dizia que quando eu entrasse na faculdade, me tornaria uma pessoa com um ponto de vista diferente de antes, vendo as coisas como nunca tinha imaginado. E hoje posso dizer que sim, realmente sou uma pessoa diferente da que eu era antes, uma pessoa até melhor”.
 
Portanto estudantes, levantem a cabeça e não desistam! Sigam em frente mantenham suas convicções que tudo dará certo. Afinal, para o estudo não há fronteiras.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​