Ex-facoppiano relata experiências na sua carreira profissional

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

22/05/2020 às 09:30
João Paulo Hercolino e Natália Feitosa

Itamar trabalha como assessor de imprensa do Sintrapp (Sindicato dos Servidores Municipais de Presidente Prudente e região) (Foto: Cedida/ Arquivo pessoal)

Embora neste momento os corredores da Facopp estejam vazios, é mais comum eles estarem cheios. Muita gente passa ou passou por lá diariamente nos anos da graduação. Com a formatura, vem a pergunta: por onde anda? E hoje é dia de saber mais sobre Itamar Batista, 25 anos, é um ex-aluno de Jornalismo da Facopp. Cursou a graduação entre os anos de 2014 a 2017 e atualmente trabalha na assessoria de imprensa do Sintrapp.

“Sempre me interessei muito pela comunicação em geral, não só pelo jornalismo. Eu até prestei para outras áreas, eu passei para Fisioterapia na UNESP aqui de Prudente, mas acabei vendo que não era muito para mim”.

Itamar começou a fazer Jornalismo, pelo interesse em saber como funcionava a produção da notícia. “O jornalismo sempre me deixou muito intrigado, me deixou muito curioso para entender como que funciona. Quando a gente lê na internet,  vê na televisão os bastidores não mostra realmente como que funciona e como que pensa o jornalista. Não tem como a gente saber até a gente estar inserido na profissão ou estar em contato com alguém que trabalha na área”.

Sua paixão pelo Jornalismo se iniciou logo no começo da faculdade “Eu me apaixonei pelo jeito com que os professores falavam da profissão”. Hoje, Itamar não se imagina trabalhando em outra profissão que não esteja ligada à área da comunicação. 

Mesmo formado há pouco tempo, já se sente realizado profissionalmente. Para Itamar, o jornalismo tem um impacto e poder de modificar a sociedade. O reconhecimento profissional na profissão, para ele, vem com o tempo. Para ser um bom profissional, segundo o assessor, é preciso gostar daquilo que faz, independente de seu cargo. “Eu amo sim minha profissão e pretendo ficar nela enquanto eu estiver vivo!”

Quando estava no ensino médio, Itamar fez um curso de Design Gráfico. Assim, antes mesmo de iniciar a graduação em Jornalismo, já trabalhava no Sintrapp na confecção de artes, onde atualmente é assessor de imprensa.

Devido ao isolamento social, Itamar tem desenvolvido suas atividades de trabalho através do home office. Sua preferência é o contato pessoal com as fontes, porém, nesse cenário em que a saúde pública é o mais importante, entende a necessidade de um contato remoto. “Eu acredito que seja mais importante a gente cuidar da nossa saúde, da saúde dos nossos familiares, dos nossos colegas de trabalho e da população em geral.” Mesmo com o distanciamento, o trabalho continua com seriedade e compromisso.

DICA

A dica de Itamar para os graduandos é aproveitar a faculdade, pois ela oferece uma quantidade e qualidade de informações sobre a futura profissão. Ele comenta que os conhecimentos passados serão úteis na profissão, tanto no mercado de trabalho, em uma entrevista com fonte ou coletiva de imprensa. “Quando que exerce o Jornalismo, você aplica o que você aprende na faculdade”.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.