09/10/2017 às 13:18 – Atualizado em: 09/10/2017 às 13:25
Ana Caroline Soares, Leandro Nogueira e Yuri Aquinno Cruz
Cedida
E aí futuro jornalista, que tal participar de um evento na sede do jornal Estadão? A hora é agora! Estão abertas as inscrições para a “Semana Estado de Jornalismo” que será realizado entre os dias 24 e 27 de outubro, em São Paulo. Criado em 1993, o programa tem como objetivo aproximar cada vez mais o estudante de comunicação com a área de atuação.
Na edição desde ano, o tema escolhido será “Jornalismo em Rede”. A partir disso, durante uma semana, os participantes têm um encontro marcado todas as tardes, com profissionais da comunicação. A programação inclui propostas de debates sobre questões como o jornalismo na web, reportagens multimídias, interação com leitores e as novas vertentes das redações para o online.
A participação é gratuita e as vagas são limitadas, então não perca tempo. Para se inscrever basta enviar um e-mail para a coordenadora do curso de Jornalismo, Carolina Mancuzo (carolina@unoeste.br) com o assunto Semana Estado de Jornalismo e nome completo do candidato, até terça-feira (10/10). São 15 vagas para os alunos da Facopp e as reservas serão por ordem das inscrições.
Vale ressaltar que a coordenação se compromete em abonar faltas dos alunos que participarem do evento. O curso não terá custo para os estudantes, mas estes deverão arcar com os custos de transporte, hospedagem e alimentação.
Além de participar de um evento repleto de grandes nomes do jornalismo, no término da semana os estudantes ainda terão a chance de concorrer ao 12º Prêmio Santander Jovem Jornalista, programa do Estadão em parceria com o Banco Santander. Desafiados, os alunos recebem um tema e devem desenvolver uma reportagem, levando em consideração a região em que ele habita. O ganhador melhor texto será publicado no Estadão impresso, e o vencedir recebe um notebook, além de ganhar uma bolsa de estudos de seis meses na Universidade de Navarra, na Espanha.
A coordenadora do curso de Jornalismo, Carolina Mancuzo comenta sobre a importância de participar e diz ser fundamental para o estudante da área aprimorar seus conhecimentos. “A oportunidade de aprender tudo o que o jornalismo está fazendo no mercado digital brasileiro, não tem preço, pois a semana Estado mostra bem essa realidade digital”.
Experiências
Francisco Alexandre Gonçalves, do 8º termo de Jornalismo, participou do evento no ano passado e deixa como dicas aos próximos participantes se preparem financeiramente e procurem um local próximo para se hospedarem facilitando o acesso ao local.
“É uma grande experiência conhecer a redação de um jornal como o Estadão. O evento é enorme, tinha pessoas de várias cidades, profissionais bastante renomados. É bem gratificante saber como é o jornalismo na prática e conhecer pessoas que já atuam na área, fora que as palestras abrem muito os nossos olhos para a realidade”.
A aluna do 4º termo de Jornalismo, Isabela Sanchez, também participante da edição passada, foi uma das concorrentes ao Prêmio Santander, com o desenvolvimento de uma reportagem sobre as inovações tecnológicas. “Fui pensando em alguns ganchos, perguntando para as pessoas até encontrar o pessoal da Intepp, entrevistei uma dupla que desenvolveu um aplicativo que envolve tecnologia para a educação, além de um professor de natação que criou outro especifico de avaliação. Não cheguei a ganhar, mas valeu muito a experiência”, conta ela.
O interesse pelo jornal impresso foi um dos fatores que chamou a atenção de Lucas Fernandes, do 8º termo de Jornalismo para participar do evento. Ele conta que sempre teve interesse pela área, mas depois de ter participado da Semana do Estadão o interesse só aumentou. “O jornal impresso é uma das áreas que eu pretendo seguir depois de terminar o curso, então foi muito importante para mim tanto é que eu preparei umas perguntas em relação, para fazer no dia das palestras, principalmente na parte do jornalismo esportivo, então foi muito importante mesmo, foi especial para mim”.
A aluna Anne Abe, do 8º termo de Jornalismo, que também participou da Semana do Estadão no ano anterior, destaca a importância de participar desses eventos enquanto há tempo. A mesma ainda diz que depois dessa experiência passou a agir de outra forma. “Depois de lá, comecei a me organizar melhor, ver as coisas de outra forma, eles falaram muito sobre a questão da humanização no texto e foi bem legal, isso que acrescentou mais”, frisa Anne.
E para quem ainda não se inscreveu fica um recado da Anne. “A minha recomendação é para que as pessoas não deixem de ir, independente de tempo, ou da área que pretende seguir, porque lá eles falam de tudo. Não é só porque é impresso que eles vão falar só disso. O Estadão também tem online, trazem jornalistas de outras áreas então é bem abrangente, é um tema amplo que gera muita discussão, fora o pessoal que você conhece ali e a integração com profissionais que entendem do assunto”.
Quer criar suas próprias experiências? Participe! A Facopp conta com você nessa Semana do Estadão. Faça a sua história!