Facopp realiza exposição sobre ocupações e profissões das mulheres

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

07/03/2019 às 17:00 – Atualizado em: 08/03/2019 às 13:53 
Camila Araujo e Larissa Biassoti

Pedro Rotta


O Dia Internacional da Mulher está próximo e a Facopp já está se preparando com atividades e parcerias. Junto com o Prudenshopping e a H3 Brasil, a Faculdade de Comunicação de Presidente Prudente está realizando o projeto “Tinha que ser mulher!”.

As modelos do projeto foram fotografadas por 12 pessoas, sendo eles alunos, docentes e funcionários. Maria Luisa Hoffmann, uma das professoras coordenadoras do projeto, diz como a ideia foi formulada antes de começarem os clicks. “Nós pensamos no estilo retrato e em profissões que não são tão comuns para as mulheres, mas a dificuldade foi levantar esses trabalhos e quem fotografar. Então, tentamos fugir do lugar comum e trazer um olhar diferente sobre ocupações de mulheres.” 

Amanda Rodrigues da Silva, estudante do 4° termo de Publicidade e Propaganda, participou do trabalho e comenta sobre a importância de desenvolver conteúdos relacionados ao tema. “Mostra a evolução que a mulher teve em conquistar seu espaço em ambientes profissionais que antes eram tomados por homens. O mais legal, para mim, foi ver a vontade e a felicidade delas por estarem participando, mesmo com a rotina agitada de cada uma.” 

Entre os 38 retratos femininos em suas rotinas, é possível encontrar as mais diversas profissões e ocupações, como a da Sidnéia Gonçalves, controladora de acesso da Unoeste, que foi fotografada. “Foi um máximo, eu nunca tinha passado por isso, então eu fiquei meio tímida, mas como foi junto com outra amiga, eu dei uma relaxada.”

Além da experiência, Sidnéia conta o que a levou para essa profissão. “Eu sempre entrava na agência bancária e falava que um dia seria vigilante, mas era complicado para mim, então nas minhas férias decidi fazer o curso e trabalhar com aquilo que gosto”, ela ainda completa falando das dificuldades na área. “Preconceito a gente enfrenta todos os dias, homens ocupam a maior parte dos cargos e pensam que nós não somos capazes, mas pouco a pouco vamos superando isso.”

Hoffmann também fala que os participantes buscaram desconstruir algumas ideias. “A intenção era fazer imagens que fossem além das profissões usualmente fotografadas, como diarista, costureira e professora. Nós fizemos essas também, mas queríamos levar algo inusitado e que fizesse com que as pessoas pensassem sobre a expectativa delas e sobre o que irão ver”, afirma. 

Você poderá conferir o trabalho realizado pela equipe da Facopp do dia 1º até o dia 17 de março no Prudenshopping. Já no hall de entrada da Unoeste, localizado no piso I do Bloco III, a exposição vai de 18 a 31 de março.      

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​