Facopp recebe alunos do ensino médio para Dia Maker

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

30/10/2019 às 15:30
Daniel Alvarez, Nicoli Liberansk e Ramon Diniz

Estudantes passaram por workshops de Fotografia, Jornalismo, Marketing e Publicidade e Propaganda (Foto: Marlene Reverte)

Na noite de terça-feira (29/10) os corredores da Facopp estavam com uma movimentação diferente, olhares curiosos alastravam os laboratórios e salas da faculdade. Isso porque nessa data foi realizado o 1º Dia Maker, evento que uniu alunos do ensino médio de diversas escolas da região para conhecer os quatro cursos oferecidos pela Facopp: Fotografia, Jornalismo, Marketing e Publicidade e Propaganda.

Para dar início ao evento, os estudantes foram reunidos no Auditório Carvalho, onde as coordenadoras Carolina Mancuzo e Larissa Trindade e o graduando de Publicidade e Propaganda, Vinícius Meneguetti, introduziram e explicaram como funcionaria o evento. Após isso, os presentes foram divididos em grupos e, liderados por estagiários da Facopp, cada turma foi em direção a um laboratório para conhecer e realizar dinâmicas práticas sobre os cursos.

Por meio de um sistema de rodízio, os alunos passaram pelos Laboratórios de Macintosh, Rádio, Fotografia, TV e pela Sala de Criação. Nos locais foram realizados workshops temáticos de 20 minutos, com temas relacionados aos cursos facoppianos.

Para a Coordenadora Carolina Mancuzo, a realização desse tipo de evento é fundamental para auxiliar os alunos na escolha da área que deseja seguir. “Eu acho importante porque quando a pessoa está para decidir o curso que ela vai fazer, muitas vezes ela não tem uma vivência prática”.

Sobre a ideia de elaborar o Dia Maker, Carol explica que já é algo pensado desde a Feira de Profissões da Unoeste, com o objetivo de proporcionar aos alunos um contato ainda maior com a Facopp. A divulgação foi feita de uma maneira diferenciada, por meio de um grupo do Whatsapp, criado com o número fornecido pelos estudantes durante a feira.

Bianca Cardoso, de 17 anos, conta que saiu do evento com muitas dúvidas esclarecidas. Ela estuda no Sesi de Presidente Prudente e revela que sua primeira opção é Letras, porém ao participar do evento ficou encantada com o Jornalismo.

Para Ítalo Maycon Silva, também de 17 anos, estudante da escola Florivaldo Leal, os workshops foram ótimos. Ele conta que a oficina que mais lhe chamou a atenção foi a de Photoshop e dá destaque ao acolhimento por parte dos anfitriões. “As oficinas foram ótimas, as pessoas que estavam aqui ajudando foram muito acolhedoras e foram bem úteis para auxiliar quem ainda está em dúvida nessa questão de escolher a profissão”.

AS OFICINAS

No Laboratório de Macintosh foi realizada uma oficina de Photoshop, ministrada pelo professor Haroldo Filippi (Tato) e os discentes de Publicidade Vitor Gardenal e Higor de Lima. Sobre a participação dos alunos do ensino médio, Tato afirma que no começo houve certa timidez, mas que ao longo do workshop eles se soltaram. “A interação é sempre muito legal e positiva da parte deles, pois eles vêm justamente com essa sede de saber o que a gente tem para oferecer”.

Já no Laboratório de Rádio, o tema da vez foi podcasts. Para conduzir o bate-papo estavam o professor Roberto Mancuzo e a estudante de Jornalismo Taylane Fernades, além de Jesley Almeida, funcionário da Rádio Facopp. Na oficina, os estudantes do ensino médio puderam conhecer brevemente a história do podcast e ainda tiveram a oportunidade de gravar o próprio, que abordou como tema, claro, a escolha de carreiras.

Na sequência, na Sala de Criação foi ministrada uma breve aula pelos docentes Matheus Monteiro, Priscila Guidini e Larissa Trindade. Lá, os alunos puderam conhecer um pouco da carreira de Marketing, e o melhor, com aperitivos produzidos pelos próprios professores. Foi servido aos estudantes torradinhas com geleia de amora, logo após, explicado sobre os 4P’s do marketing: Preço, Praça, Promoção e Produto.

Os estudantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer e fotografar uma modelo de verdade. Isso porque no Laboratório de Fotografia, o professor Thomas Aguilera e a funcionária Marlene Reverte ministraram uma oficina de fotografia de moda. Todos os presentes tiraram fotos, além disso puderam sugerir poses para a modelo. Ao final, o professor reunia a turma para os fotografar.

No Laboratório de TV foi realizada uma oficina dinâmica pelas professoras Carolina Mancuzo e Giselle Tomé, com a participação do graduando Vinícius Meneguetti. Com entrevistas e quizzes, os alunos concorreram a brindes. Tudo foi gravado pelo funcionário da TV, Carlos Shirosawa.

GRATA SURPRESA

Ao final do rodízio, quando todos os alunos já haviam passado por todos os workshops, foi feito o retorno ao Auditório Carvalho. Lá, foi anunciado para todos os presentes que eles teriam desconto de 30% na inscrição do vestibular da Unoeste para cursos da Facopp.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.