Júlia Fatinansi
07/11/2023, às 15h

Afinal, o que é e como funciona o Festival do Minuto?
De acordo com o professor e um dos organizadores do evento, Renato Pandur, este evento foi criado e desenvolvido na faculdade e visa promover a prática do audiovisual em parceria com as habilidade de criação e síntese dos alunos. Após mais de cinco anos fora do ar, o projeto retorna e ganha destaque nos cursos da Escola de Comunicação e da Escola de Design da Unoeste.

“A sensação de voltar é muito gratificante, porque é uma possibilidade do aluno participar de algo voltado ao audiovisual, mesmo que seja uma produção que mistura animação e outras técnicas.”, afirma a professora e organizadora do evento Mariangela Fazano.
Desafios na organização do evento? Aqui não!
“O festival é tão legal que não enxergo grandes desafios”, relata Pandur. O docente acredita ser uma questão de organizar etapas, já que este é pensado e preparado antes de sua execução. Tópicos como escolha do tema, definição de uma linha criativa para a divulgação, escolha dos jurados e até a reserva do local são fases que vão se concluindo naturalmente, defende.
“Basta ter disposição e organização que a coisa flui”, conclui.

Anseios e expectativas
Neste ano, o evento ocorrerá no dia 11 de dezembro, a partir das 19 horas, no Teatro César Cava e já conta com grandes expectativas dos docentes.
“Espero que muitos participem e que nós tenhamos muitos vídeos para serem avaliados”, pontua Mariangela.
“Não espero que ele retorne com a mesma força dos tempos áureos. Penso que é uma pecinha que estamos colocando na reconstrução ou recolocação dele na rotina dos estudantes da Comunicação e Design”, alega Renato Pandur.
