Gravação do 54ª edição do Telejovem mostra evolução de alunos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

15/05/2019 às 19:24 – Atualizado em: 16/05/2019 às 10:20 
Ana Deak, Bianca Móra, Jennifer Figueiredo, Pâmela Bugatti e Sibeli Santos

Jeferson Silva

Alunos na scwicher durante gravação da edição de 10 anos do Telejovem

 Sob a direção da aluna Beatriz Monteiro e orientado pela docente Thaisa Bacco, foi produzida a 54ª edição do Telejovem, na segunda-feira (13/05). O projeto é montado na disciplina de Telejornalismo II, no 5º termo de Jornalismo e veiculado no canal do Youtube da TV Facopp.
 
Os estudantes participaram de atividades que condizem com o cenário de um verdadeiro telejornal. Dividido por grupos e funções, tal produto já vem sendo produzido desde abril.
 
Após a aprovação da pauta, feita pelo produtor de reportagem, as duplas compostas por cinegrafista e repórter saíram às ruas para produzir o conteúdo que será veiculado. Depois, entrou em cena o responsável pela edição.
 
“Você como editor chefe tem que tentar ajudar cada pessoa e cada um tem a sua necessidade. Eu aprendi a fazer múltiplas coisas ao mesmo tempo”, comenta Beatriz Monteiro. A estudante acrescenta ainda que uma das maiores dificuldades que presenciou foi o curto período para desenvolver o projeto: “Fora da faculdade é mais corrido, é bem menos tempo”, diz.

Durante as semanas eram apresentados o progresso das reportagens com orientações da professora Thaisa Bacco. Assim, podia-se apontar alguns detalhes para melhorar a reportagem para que saíssem mais corretos possíveis.
Os alunos do 5º termo suaram a camisa para colocar na prática tudo o que foi pensado e discutido em sala de aula.
 
A professora vê uma melhora significativa dos envolvidos comparando a produção da primeira edição com esta, e conta que os alunos atenderam suas expectativas. “Nessa edição do telejornal os alunos tiveram uma evolução, quanto à parte de apuração, as temáticas, desde a pauta, a reportagem, a cinegrafia, e as edições também ficaram melhores”.
 
E essa evolução não foi apenas nas atividades externas, na hora do “ao vivo” os participantes também puderam mostrar tudo o que aprenderam. “Eu senti que os alunos foram mais detalhistas, cuidadosos com a qualidade do material, ou seja, isso significa um conhecimento um pouco mais avançado na dinâmica de gravação de um telejornal”.
 
A ex-editora chefe e atual apresentadora desta edição, Helen Gallis, conta sobre os desafios enfrentados ao longo desta jornada, assumindo duas funções importantes. “É uma responsabilidade muito grande, muita coisa para se preocupar. O apresentador se preocupa só com texto e câmeras. Na minha opinião, ser o editor chefe é mais difícil.”
 
Ela ainda conclui sobre a importância da realização desse trabalho durante a faculdade: “É uma experiência gostosa, mas envolve muita responsabilidade também. É a concretização de um trabalho que não é só seu, então tem que dar o melhor.”
 
Da Pauta à Web
 
Os alunos foram divididos em sete grupos, um de cada editoria, compostos por quatro integrantes. Dessas editorias, inclui-se Política, Atualidade, Esporte, Educação, Cultura, Saúde e um Link, que é a entrada ao vivo do repórter.
 
Já nas funções internas, os alunos foram divididos nos seguintes cargos: editor-chefe, diretor de TV, operadores de áudio, VT e TP, além de produtor de estúdio, assistente de produção, cinegrafista de estúdio, produtor, repórter e cinegrafista de link, making of de vídeo e foto, e apresentadores.
 
Nesta edição, os estudantes produziram reportagens sobre o Jiu-Jitsu,contando a história de jovens atletas da região do Oeste Paulista, assim como a matéria dos refugiados venezuelanos, que foi outro tema importante, mostrando a dificuldade e superação encontrada por eles ao tentarem iniciar uma nova vida.
 
Além disso, o TJ contou com o quadro +Saúde, que conta a história de duas pessoas que lutam desde pequenos contra a balança. Esses e os demais assuntos retratados você confere na íntegra em breve, no canal da TV Facopp.
 
Ficou interessado sobre o projeto e quer saber mais detalhes desta produção? Confira a matéria sobre a primeira edição, realizada no começo do semestre e assista o programa completo clicando aqui

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​