Jornalista fala sobre o uso de dados na redação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

João Victor Fernandes e Vinícius Dalama, especial para Escola de Comunicação
11/09/2023 às 18h

Gustavo Justino é egresso da Escola de Comunicação e hoje atua como produtor de reportagem do SPTV na TV Globo SP (Foto: Cedida/Gustavo Justino)

O jornalista e produtor de reportagem do SPTV na TV Globo SP, Gustavo Justino, falou ontem, via Google Meet, com os alunos do 6º termo de Jornalismo da Escola de Comunicação sobre “Jornalismo de dados: o uso prático no dia a dia da redação”. Ele atua como produtor tendo como premissa desenvolver pautas a partir de dados.

O jornalista enfatizou a importância de usar dados na produção jornalística até como forma de ter um material exclusivo e de grande contribuição social. Para isso, ele comenta que a curiosidade é essencial para você encontrar os dados, interpretá-los e confrontá-los.

“Foi a primeira vez que eu conversei com um jornalista de fora da região”, disse Rodrigo Marinelli, estudante da turma de Jornalismo que participou da palestra. Rodrigo também pontua: “tenho certeza que essa palestra vai refletir profissionalmente na minha vida.”

Para se inserir na área do jornalismo de dados, Justino incentivou os estudantes a começarem explorando temas de seu interesse. Ele conta que começou com futebol, que era uma coisa que ele gostava e foi explorando dados simples, que podem revelar informações surpreendentes. Ele ressaltou que a persistência e atenção aos detalhes são cruciais na busca pela informação precisa.

Júlia Guimarães disse que Justino também foi o primeiro contato dela com um jornalista de fora que trabalha com dados. Os relatos dele apresentaram uma outra realidade para a estudante e foram essenciais para o seu aprendizado. “Foi uma forma de concretizar tudo que vimos na aula.”

Justino ainda destacou que os jornalistas modernos devem ser multifuncionais e que o jornalismo de dados não está limitado a apenas números. A palestra também abordou a origem de ideias para matérias e como os dados podem levar a reportagens exclusivas. Ele enfatizou que a curiosidade e a disposição para explorar números são essenciais para o sucesso nesse campo.

A palestra encerrou com a ênfase de que o jornalismo de dados é uma habilidade valiosa que pode ser aprimorada sempre.

Perfil

Gustavo Justino é ex-aluno da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, tem especialização em Jornalismo Político e Investigativo. Atua como produtor de reportagem do SPTV na TV Globo SP, onde tem como premissa desenvolver pautas a partir de dados. Trabalhou também em afiliadas Globo em Presidente Prudente, Itapetininga e Bauru; na TV Band Prudente e na assessoria de imprensa na Unoeste. Autor e roteirista da 1ª temporada do podcast “Meu Pedaço”, do g1, e vencedor do Prêmio Abracopel de Jornalismo em 2023.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​