Liliane Ferrari defende a mescla de estratégias na comunicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

08/05/2017 às 22:25 – Atualizado em: 11/05/2017 às 11:09 
Sandra Prata e Mariane Pracânica

Beatriz Moura

Imagem Notícia
Liliane Ferrari conta suas experiências na área das mídias sociais

A primeira noite da 22° Semana de Comunicação contou com a palestra da jornalista, consultora e professora de Mídias Sociais Liliane Ferrari. O encontro aconteceu no Auditório Buriti onde foram explanados aspectos sobre o equilíbrio que as marcas devem ter em suas estratégias de divulgação. Com o tema “Nem online nem off-line. Afinal, o que as marcas profissionais precisam ser nos dias de hoje?”, Liliane relatou também um pouco sobre sua trajetória até o mercado de trabalho.
 
A noite, contudo, foi aberta por uma apresentação da Banda Media7 que completa um ano de história. O grupo de professores alunos e ex-alunos da Facopp, além de sucessos, cantou seu primeiro trabalho autoral, a canção “Guris na Cidade”.
 
Com vídeos, Liliane iniciou sua palestra mostrando a importância da relação das pessoas com a comunicação. A professora garante que para trabalhar nesse meio é importante estar sempre por dentro dos avanços da tecnologia e nas mudanças de estilo e ritmo de vida das novas gerações. “É importante que o jornalista conheça a Publicidade e vice-versa”, reforçou ela sobre a importância dessa mescla de áreas para formar um bom profissional.
 
Ela, que já trabalhou de atendente do Mc Donald’s à vendedora de loja, conta que grande parte da bagagem que tem hoje foi devido a essas experiências. “Às vezes quando falamos em carreira profissional, as pessoas omitem o começo, as coisas que fizeram para alcançar os objetivos”, conta.
 
“É legal contar a forma com que cheguei até aqui, como comecei, faz com que os estudantes olhem e pensem que é possível alcançar os objetivos, não é nada de outro mundo”. Ela garante que o segredo para ser alguém realizado é persistir naquilo que gosta e perceber que nem sempre as coisas irão acontecer de maneira fácil. “Gostar do que faz não significa que não terá problema, mas gostando você vai conseguir lidar com mais facilidade”.
 
Para aqueles que pretendem trabalhar na área de Mídia Social, ela ressalva que é imprescindível estar habituado às diversas plataformas de redes sociais e revela que, para manter o equilíbrio na maneira de divulgação de sua própria marca, deve-se mesclar o off-line com o online. “É tudo misturado, as pessoas estão no mundo off-line, mas se relacionam com outras por meio online, levando para as mídias coisas que vivem. As melhores coisas são as misturadas”.
 
A jornalista ainda admite que o segredo do sucesso na divulgação de uma marca é conhecer o público a quem é destinado, seus serviços e, principalmente, saber adequar o vocabulário para cada tipo de consumidor. Para ela, as marcas que entendem a conexão do off-line, do online e esse direcionamento de público se diferenciam no mercado.
 
Reações e expectativas
 
Pamela Bugatti, do 1º termo de Jornalismo, acredita que a palestra trouxe uma visão positiva para quem está iniciando a graduação. “A Liliane mostrou respaldo com a profissão dela, além de ser muito interativa. Ainda não sei em que área quero trabalhar, mas me incentivou a buscar conhecimento sobre a área de mídias sociais”.
 
Uma das organizadoras da Semana de Comunicação e professora da Facopp, Lorena Galdino, afirma que a palestra discutiu a Comunicação no geral, atendendo a todas as áreas. “A palestrante tem uma grande experiência com o digital, que é um assunto atual e que desperta interesse nos alunos”, ressalva.
 
“O que mais chamou a minha atenção foi a forma da Liliane falar com as pessoas e as experiências que passou. Como é minha primeira Semana de Comunicação, superou todas as expectativas, foi bem legal. Achei que ia ficar todo mundo parado e houve interação”, considera Nadia Marra, aluna do 1º termo de Publicidade e Propaganda.
 
Para a estudante do 1º termo de Fotografia Jhenifer Almeida, as palestras da Semana servem para dar um norte aos alunos, a fim de que eles se encontrem profissionalmente e descubram para onde querem partir.
 
A Semana de Comunicação continua com as palestras de Andrei Kampff, no Auditório Azaléia, e Arthur Tupinambá, no Auditório Buriti, nesta terça-feira (09/05), às 19h. Os workshops também começam amanhã com o de Fotografia de moda infantil no Laboratório de Fotografia, ministrado por Thomas Aguilera, também às 19h. Não percam!     

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​