Mostra de Documentários da Facopp será realizada de forma remota

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

29/06/2020 às 12:00
Daniel Alvarez

Documentários foram produzidos pelos graduandos do 7º termo de Jornalismo (Arte: Camila Araujo)

Aplicada aos alunos do 7º termo de Jornalismo, a matéria de Documentário propõe aos alunos, como sugere o nome, que produzam materiais audiovisuais do gênero documental. Excepcionalmente neste semestre, a V Mostra de Documentários da Facopp será realizada de forma remota, por meio da ferramenta de estreia disponível no Youtube, no canal da TV Facopp, na terça-feira (30/06).

Assim como será a estreia, os documentários Elos e Happy Hour? também foram produzidos remotamente e, de diferentes perspectivas, os produtos audiovisuais trazem reflexos da pandemia de Covid-19 na sociedade. Responsável pela disciplina, Thaisa Bacco explica que em todas as etapas da produção sofreram adaptações, desde as gravações por meio de vídeo chamadas, até a edição final realizada com os funcionários do Laboratório de TV também à distância.

Apesar das adequações de produção remota, a docente afirma que todo o processo de produção de um documentário foi respeitado. “Os futuros jornalistas experimentaram na prática como a tecnologia pode ser uma aliada para contar boas histórias. Os dois grupos desenvolveram todas as tarefas previstas produzindo bom conteúdo documental”, defende Thaisa.

ELOS

A proposta do documentário Elos é tratar de relações interpessoais e de como elas foram afetadas pela pandemia e pelo isolamento social. O produto audiovisual também trabalha a mudança de visão das pessoas a respeito da tecnologia, que agora ao invés de isolar as pessoas, passa a aproximar, mesmo que à distância.

Helen Gallis, diretora do Elos, conta que o documentário passa por questões familiares, religiosas, trabalhistas e até mesmo de saúde mental. “Nesse período de pandemia, a internet está sendo a ferramenta que aproxima as pessoas. Então no documentário a gente fala justamente sobre os elos que a internet proporciona no momento de isolamento social.”

Sobre a experiência de dirigir um documentário, Helen diz que foi algo totalmente novo e conta que, assim como todo o grupo, foi surpreendida pela pandemia. A estudante conta já haviam decidido o tema, iam falar sobre futebol, mas com o início da quarentena tiveram que adaptar.

Com o trabalho já finalizado, Helen afirma que a sensação é de realização. “A gente superou as nossas próprias expectativas, nosso medo era que ficasse uma coisa maçante, mas nós conseguimos estruturar bem e ficou superbacana.”

HAPPY HOUR?

Sob a direção de Camila Araujo, o documentário nomeado Happy Hour? aborda como tema a realidade de produtores de cerveja artesanal no período de predominância da Covid-19. O problema levantado é o fato de que a cerveja é vista como símbolo de festividade e alegria, coisas pouco presentes em momento de isolamento social.

A discente descreve a experiência de dirigir o documentário de forma remota como desafiadora. “É muito insano, agora eu sinto como se tivesse parido um filho com a ajuda de uma equipe de sete pessoas. E também é bacana perceber que você tem capacidade de fazer algo tão grande como é um documentário”.

Por fim, Camila diz estar cheia de expectativas para a estreia, já que como diretora acompanhou toda a montagem do produto audiovisual. “Ver o trabalho se concretizar é bacana, mas na hora que ele está pronto para ser exposto parece que corre uma adrenalina e a expectativa é bem grande”, finaliza.

SERVIÇO

A estreia dos documentários está programada para terça-feira (30/06), com início às 19h30, no canal da TV Facopp. Um espaço de chat on-line será disponibilizado na plataforma, para que os espectadores possam interagir com os produtores. Não deixe de participar!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​