Novo formato do Colóquio atrai egressos e alunos de pós-graduação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

17/04/2018 às 18:41 – Atualizado em: 18/04/2018 às 17:06 
Daniel Alvarez e Maria Eduarda Kato

Jhenifer Rodrigues

Participantes trocam ideias com professores, alunos e ex-alunos de Fotografia

Em sua quarta edição, o Colóquio Facopp contou com novo formato de divisões temáticas. As apresentações foram divididas por áreas do conhecimento: Jornalismo, Fotografia e  Publicidade e Propaganda. Na noite de segunda-feira (16/04), a sala 417 foi dedicada aos alunos, ex-alunos e professores para a apresentação de nove projetos da área de Fotografia.
 
Os temas dos trabalhos foram diversos e abordaram assuntos como fotojornalismo, fotografia artística e fotografia gastronômica. Os egressos da Facopp marcaram presença, sendo autores de quatro das nove pesquisas apresentadas. Além deles, professores, alunos da pós-graduação em Fotografia e alunos de Jornalismo também mostraram suas ideias.
 
Luiz Dale Vedove, professor e ex-aluno da Facopp, apresentou a Divisão Temática de Fotografia e relatou que o novo formato o agradou muito. “Achei que dessa maneira as pessoas podem aproveitar por nível de interesse, de temas e, assim, o bate-papo fica mais legal e rende mais”. 
 
Além de mediar as apresentações, o professor também expôs seu projeto interdisciplinar “Cult Motion”, realizado com os alunos do 4º termo de Fotografia, em parceria com o professor Roberto Mancuzo, no semestre passado.
 
A comunicação alternativa foi tema do projeto apresentado pela ex-facoppiana, Viviane do Nascimento, e também do trabalho produzido pelo professor Mancuzo. O assunto gerou uma troca de ideias entre os presentes sobre a ascensão deste tipo de mídia, já que ela possibilita que o profissional da comunicação tenha cada vez mais espaço para desenvolver seu próprio trabalho.
 
Um dos segmentos da comunicação alternativa é voltado para o jornalismo comunitário, que foi um dos focos do projeto exposto pelo docente. Segundo Mancuzo, o tema parece complexo, mas é bem simples de se compreender. 
 
“No fundo, a gente está lidando com um tema muito simples, que são essas produções que acontecem a partir da comunidade e do povo, então de alguma maneira o nome é um pouco complexo, mas o trabalho tem uma ligação maior com a realidade”, explica.
 
Exposição

A fotógrafa e ex-facoppiana, Márcia Tanaka, apresentou seu projeto de TCC em que retratou as populares superstições com o uso da fotografia artística. Em sua peça prática foi aplicada diversas técnicas fotográficas que foram aprendidas durante a graduação, como o lightpaint, longa exposição e a projeção. O resultado do TCC foi exposto durante esta  semana, entre o Auditório Carvalho e o Auditório Jacarandá, no piso 4 do Bloco B3.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.