Nutricionista dá dicas de refeições saudáveis para universitários

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

15/04/2020 às 09:30
Bruna Evelyn e Mayson Martins

Nutricionista afirma que é essencial manter o metabolismo funcionando corretamente, os resultados serão positivos no desempenho escolar e na qualidade (Foto: Banco de imagens)

O despertador toca às 6h da manhã, um cereal para aguentar o primeiro estágio do dia. Assim que chega ao fim dessa fase, a hora do almoço é no carro enquanto corre ao segundo estágio. Essa é a rotina corrida, mas comum, da estudante do 5º termo de Jornalismo da Facopp, Giovanna Guessada, 20 anos.

Para aguentar essa movimentação do mundo universitário, a jovem mal se alimenta direito. As consequências são notadas no corpo, cabeça e, principalmente, nos estudos.

“Cheguei a emagrecer quase dez quilos, pois por conta da ansiedade não sinto apetite e me esqueço de parar para comer. Aí quando eu lembro de que tenho que me alimentar, acabo optando por alguma besteira e isso acaba me prejudicando”, relata Giovanna.

De acordo com a nutricionista Andreia Marinho, 42 anos, há algumas dicas que podem ser seguidas para melhorar o rendimento no decorrer do dia.

Para o jovem suprir as necessidades energéticas, a nutricionista recomenda alimentos que fazem parte e estão presentes a todo momento. “Os principais alimentos são os integrais e ricos em fibras, como as frutas, verduras e legumes. Fazem com o que corpo realize a digestão de forma mais lenta, proporcionando saciedade e energia por mais tempo”.

Ela ainda afirma que passar muito tempo sem ingerir nenhum alimento é prejudicial para a mente e saúde. “É muito importante priorizar a alimentação, passar muito tempo sem ingerir alimentos é prejudicial para a mente e saúde como um todo. Esta prática mantém a glicose, maior forte de energia, em níveis adequadas”.

Andreia diz que é preciso saber conciliar os horários de trabalho e estudos com a alimentação, pois a distribuição dos horários terá resultados no desenvolvimento da concentração, memória e raciocínio.

“É essencial manter o metabolismo funcionando corretamente, isso impactará de maneira positiva no desempenho escolar e na qualidade. A alimentação a cada três horas, de alimentos leves e saudáveis, manterá o corpo saciado fazendo com que o jovem aguente a rotina”, destaca Marinho.

A nutricionista recomenda alguns alimentos rápidos e saudáveis, como por exemplo, castanhas, nozes, amêndoas, frutas, iogurtes, sucos naturais, sanduíches, pães integrais, vegetais ou ovos.

Cabe destacar que é recomendado realizar uma consulta com um especialista para ter maior aprofundamento de acordo com o organismo e necessidade de cada indivíduo.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​