Beatriz Oliveira, Giovana Cunha e Murilo Oichi, especial para Escola de Comunicação
15/09/2023 às 14h

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um projeto que os estudantes em fase final do curso de graduação tem que realizar para finalizarem sua formação acadêmica. É um trabalho que demanda bastante dedicação e atenção. Por isto, acaba gerando certo medo e até ansiedade por parte daqueles que estão perto ou que já estão realizando. Mas será mesmo que o TCC em Jornalismo é algo tão difícil assim?
Para os estudantes
O acadêmico do 7º termo de Jornalismo, Abner Eraclide, que já é conhecido pelos amigos por ser ansioso, está passando pelo TCC e conta que a experiência com o projeto está sendo “matar um leão por dia”. “A gente lida com áudio, infografia, foto, e temos que ser polivalente, já que são áreas distintas. É difícil e complexo, mas legal, já que estamos descobrindo coisas novas sobre nós mesmo”, conta.
Leonardo Bosísio, jornalista, formado pela Escola de Comunicação Unoeste, relata que o que mais lhe causou ansiedade foi a banca de avaliação do TCC. “São momentos que mesmo sabendo o que precisa falar, sabendo do potencial e da qualidade do seu trabalho, te deixa apreensivo e ansioso para saber o que os professores da banca vão achar e se vão aprovar ou não”.
Para tentar evitar que a ansiedade atrapalhasse o seu desempenho, o jornalista conta que não tinha um método, mas a alternativa que encontrou foi caminhar, pois sentia que liberava toda a tensão acumulada.
“Ver que todo o esforço valeu a pena, que os professores gostaram do trabalho, que foi aprovado e pode ser impresso e encadernado não tem preço. Além disso, quando o trabalho é aprovado, após a banca final de defesa, não tem explicação o sentimento de alegria e de dever cumprido”, ressalta Leonardo.
Visão da orientadora
A professora de Jornalismo, Thaisa Sallum Bacco, que já orientou muitos trabalhos, relata que é normal que o estudante se sinta desta forma, por se tratar de uma nova experiência. Ela resslta que a pesquisa não está relacionada somente à entrega de uma atividade acadêmica e sim à história de vida do estudante, pois reflete no futuro profissional. Para a docente, o principal é que o aluno saiba organizar as atividades para que consiga dedicar atenção máxima às produções.
Thaisa também comenta que o papel do orientador é guiar os estudantes nesta jornada e aconselhá-los a buscar ajuda profissional caso a ansiedade esteja ultrapassando o limite e comece de fato a atrapalhar o desempenho do aluno.
O que diz a especialista?
“A ansiedade é uma ação normal, que ajuda a nos preparar em uma situação que a gente precisa enfrentar círculos. Mas o problema é quando tem uma ansiedade que é patológica e ela acaba sendo desproporcional àquilo que foi solicitado”, explica a psicóloga Joselene Alvim a respeito do que há por trás do emocional dos estudantes.
O TCC representa a finalização de todo aprendizado de um curso e a ansiedade diante de uma algo que está sendo desafiador é perfeitamente normal, principalmente os alunos mais perfeccionistas, que podem se sentir com baixa auto-estima e preocupados se seu projeto vai ser aprovado ou não, criando-se um questionamento sobre a própria competência, completa Joselene.