Oficina capacita professores para elaboração de questões objetivas

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17/03/2017 às 10:51 
Sandra Prata e Simone Ramos

Na manhã desta quinta-feira (16/03), os professores da Facopp se reuniram no auditório Carvalho. O motivo do encontro foi uma oficina, ministrada pelas professoras doutoras Telma Reginato e Maria Inês Dolfini. O foco central era discutir técnicas que facilitam a elaboração de questões objetivas seguindo as normas da Taxonomia de Bloom, sistema de avaliação implantado no simulado.

Com experiência de dois anos e meio em ministrar oficinas, Telma conta que esse treinamento ajuda aos docentes a dar melhor direcionamento em suas aulas e facilita a verificação do nível de conhecimento do aluno e também a perceber o que ainda falta ensinar. “Irá direcionar um processo de ensino para uma escolha adequada de conteúdo, de procedimentos, de atividades tudo para uma aprendizagem mais duradoura”.

Para Maria Inês, um dos principais instrumentos disponíveis para alcançar esse resultado de um ensino direcionado e que facilite o sistema de avaliação é a Taxonomia de Bloom. “Ela tem justamente o objetivo de ajudar no planejamento, na organização e no controle dos objetivos de aprendizagem”.

Segundo a coordenadora de Jornalismo Carolina Mancuzo, a ideia da oficina surgiu justamente para que os professores utilizem as técnicas aprendidas já nas questões do próximo simulado, que acontece no fim deste semestre. “Como os professores precisam entregar as questões para a coordenação até segunda-feira decidimos marcar a oficina para ficarem bem mais preparados, para as perguntas não serem mais tiradas de concurso”.

Essa foi a primeira de muitas, garante a coordenadora de Publicidade e Propaganda Larissa Crepaldi. Ela conta que o workshop aconteceu devido à uma aliança da Facopp com o mestrado em Educação da Unoeste. “O objetivo este semestre é focar em capacitações sobre avaliação, teremos outras oficinas para aprender técnicas de outros modelos e formatos de prova não apenas da taxonomia”.

Para o professor Marcelo Motta, o workshop foi um reforço necessário, pois, apesar de conhecer as normas que devem ser seguidas, acha que a taxonomia é um pouco complexa. Ele conta que uma das dúvidas mais frequentes em relação a este estilo de prova é o emprego dos verbos “Elas explicaram bastante sobre os verbos de comando usados para formular as questões e o enunciado. Vai ajudar bastante no método de avaliação e na preparação do simulado”, conta.

Recém-chegada na Facopp e na elaboração do seu segundo simulado semestral, a professora Gabriela Araújo conta que a capacitação é importante para que os professores utilizem uma mesma linguagem e facilite o aprendizado do aluno, habituando-o a um único modelo de prova. Ela também viu uma chance de se familiarizar ainda mais com o sistema avaliativo adotado pela faculdade. “Sou nova aqui e por mais que a gente tenha passado por alguns treinamentos é sempre bom aprender cada vez mais para ver onde a gente acerta e onde a gente erra”.

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