Rayane Pedroso
30/03/2022 às 17h45
A Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste conta com a equipe da Agência de Comunicação para cuidar da sua identidade visual e suas redes sociais. No início do ano, depois de uma proposta da nova coordenação, a Escola fechou uma parceria com o Laboratório de Design da Unoeste, o LabDesign, para promover a intercomunicação entre os cursos. Se separados eles já arrasam, imagina junto, não é mesmo?
Na Agência, os alunos da cursos de Publicidade da Escola de Comunicação são Maria Fernanda Tenório (5º termo), Gabriel Botareli (5º termo), Júlia Mota (3º termo) e Lilian Medeiros (1º termo). Como professores responsáveis, estão Priscila Guidini, Mariangela Fazano, Renato Pandur, Haroldo Filippi, Roberto Mancuzo, Fabiana Alves e Dennis Pereira.
Já no LabDesign com os estagiários são João Victor Silva, Maria Eduarda Tiberto, Rafael Fadin e Paula Maria Pinho. O professor e coordenador do curso Marcelo Mota e a professora Mariangela são os supervisores.
De acordo com Priscila, o principal objetivo é mostrar como as áreas são convergentes. “O trabalho de jornalistas, publicitários, designers e profissionais de marketing é extremamente ligado, unido, cada um com sua especificidade. Daí para desenvolvermos trabalhos e parcerias foi um pulo”. Ela explica também que a Agência fica com a parte de idealização e planejamento dos projetos e os demais laboratórios vão sendo agregados. No momento as equipes estão desenvolvendo a criação de logotipo e identidade visual de um videocast da Escola de Comunicação. “Jornalistas fazendo o roteiro; designers, o logotipo e publicitários, todo o material de tarja, vinhetagem e divulgação”, completa.
Marcelo explica que a função do laboratório fortalece os trabalhos relacionados a design, como criação de identidade visual, de animações e produção gráfica dos trabalhos da Escola de Comunicação. Ele conta que existem grandes expectativas com essa junção, em relação a inovações e experimentos. “Pretendemos utilizar softwares gráficos, impressora 3D, máquina de corte, óculos de realidade virtual, tudo isso junto das habilidades e competências desenvolvidas nos cursos. Essa parceria vai ser muito sadia”, avalia.
No lugar da especialização, da simplificação e da fragmentação de saberes, Edgar Morin, sociólogo francês, propõe um dos conceitos que o tornaram um dos maiores intelectuais do nosso tempo: o da complexidade. Mariangela explica que esse pensamento quer dizer que as áreas e disciplinas fechadas impedem a compreensão dos problemas do mundo, por isso uma proposta educacional baseada na transdisciplinaridade é o que possibilita, pelas particularidades das áreas, a transmissão de uma visão de mundo mais complexa. “Vamos integralizar as áreas do Design e da Comunicação, que são áreas que trabalham as linguagens verbais e não verbais, sob todos os aspectos tangíveis e intangíveis”, completa.
A estagiária da Agência Maria Fernanda diz que achou a parceria muito interessante não só para o aprendizado acadêmico, mas também para a evolução pessoal. “É daí que conseguimos compartilhar experiências e vivências, em um mesmo ambiente, com pessoas e cabeças diferentes”, diz. Já João, do LabDesign, gosta dos desafios e de sair da zona de conforto. “Eu sou designer gráfico, mas tive uma oportunidade de testar meus conhecimentos com edição de vídeo por conta dessa parceria com a Agência”, conta.
Ambos explicam que a maior parte da comunicação entre eles são de forma online, por conta dos horários e da pequena distância entre as salas, mas sempre que possível se reúnem para conversar.