Parceria entre Agência da Escola de Comunicação e LabDesign rende grandes projetos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Rayane Pedroso
30/03/2022 às 17h45

Estagiários trabalham juntos em projetos para os alunos de Comunicação

A Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste conta com a equipe da Agência de Comunicação para cuidar da sua identidade visual e suas redes sociais. No início do ano, depois de uma proposta da nova coordenação, a Escola fechou uma parceria com o Laboratório de Design da Unoeste, o LabDesign, para promover a intercomunicação entre os cursos. Se separados eles já arrasam, imagina junto, não é mesmo?

Na Agência, os alunos da cursos de Publicidade da Escola de Comunicação são Maria Fernanda Tenório (5º termo), Gabriel Botareli (5º termo), Júlia Mota (3º termo) e Lilian Medeiros (1º termo). Como professores responsáveis, estão Priscila Guidini, Mariangela Fazano, Renato Pandur, Haroldo Filippi, Roberto Mancuzo, Fabiana Alves e Dennis Pereira.

Já no LabDesign com os estagiários são João Victor Silva, Maria Eduarda Tiberto, Rafael Fadin e Paula Maria Pinho. O professor e coordenador do curso Marcelo Mota e a professora Mariangela são os supervisores.

De acordo com Priscila, o principal objetivo é mostrar como as áreas são convergentes. “O trabalho de jornalistas, publicitários, designers e profissionais de marketing é extremamente ligado, unido, cada um com sua especificidade. Daí para desenvolvermos trabalhos e parcerias foi um pulo”. Ela explica também que a Agência fica com a parte de idealização e planejamento dos projetos e os demais laboratórios vão sendo agregados. No momento as equipes estão desenvolvendo a criação de logotipo e identidade visual de um videocast da Escola de Comunicação. “Jornalistas fazendo o roteiro; designers, o logotipo e publicitários, todo o material de tarja, vinhetagem e divulgação”, completa.

Marcelo explica que a função do laboratório fortalece os trabalhos relacionados a design, como criação de identidade visual, de animações e produção gráfica dos trabalhos da Escola de Comunicação. Ele conta que existem grandes expectativas com essa junção, em relação a inovações e experimentos. “Pretendemos utilizar softwares gráficos, impressora 3D, máquina de corte, óculos de realidade virtual, tudo isso junto das habilidades e competências desenvolvidas nos cursos. Essa parceria vai ser muito sadia”, avalia.

No lugar da especialização, da simplificação e da fragmentação de saberes, Edgar Morin, sociólogo francês, propõe um dos conceitos que o tornaram um dos maiores intelectuais do nosso tempo: o da complexidade. Mariangela explica que esse pensamento quer dizer que as áreas e disciplinas fechadas impedem a compreensão dos problemas do mundo, por isso uma proposta educacional baseada na transdisciplinaridade é o que possibilita, pelas particularidades das áreas, a transmissão de uma visão de mundo mais complexa. “Vamos integralizar as áreas do Design e da Comunicação, que são áreas que trabalham as linguagens verbais e não verbais, sob todos os aspectos tangíveis e intangíveis”, completa.

A estagiária da Agência Maria Fernanda diz que achou a parceria muito interessante não só para o aprendizado acadêmico, mas também para a evolução pessoal. “É daí que conseguimos compartilhar experiências e vivências, em um mesmo ambiente, com pessoas e cabeças diferentes”, diz. Já João, do LabDesign, gosta dos desafios e de sair da zona de conforto. “Eu sou designer gráfico, mas tive uma oportunidade de testar meus conhecimentos com edição de vídeo por conta dessa parceria com a Agência”, conta.

Ambos explicam que a maior parte da comunicação entre eles são de forma online, por conta dos horários e da pequena distância entre as salas, mas sempre que possível se reúnem para conversar.

Professores responsáveis pelos laboratórios

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​