Pesquisa comprova que gestor de mídias sociais será a profissão do momento

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20/04/2020 às 09:30
Jady Alves e Vinícius Coimbra

A primeira profissão emergente das 15 mapeadas pelo LinkedIn Brasil é a de gestor de mídias sociais (Foto: Banco de imagens)

Você sabe o que faz um gestor de Mídias Sociais? Não? Então nós vamos explicar! Esse profissional é responsável pela imagem, relacionamento, engajamento e destaque de uma empresa nos canais digitais (LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter). Por isso, é necessário que ele explore ao máximo a sua capacidade tecnológica.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, a procura de profissionais que atuem na função, aumentou em 122% entre 2015 e 2019. A pesquisa também aponta que os conhecimentos primordiais dos gestores são: marketing digital; redes sociais; Adobe Photoshop; Adobe Illustrator e marketing.

O trabalho do social media tem que estar embasado em planejamento e visão estratégica e é a partir disso que entra o marketing. A professora e publicitária, Priscila Guidini, 45 anos, afirma que “o ideal é que as marcas tenham a comunicação nas mídias sociais como parte de um planejamento estratégico de comunicação e não uma comunicação pontual sem integração e sem um objetivo claro.”

As pessoas mudam constantemente. Gostos, humores, desejos de compra e, por isso, as empresas estarem no mundo digital é fundamental. “Os consumidores têm como comportamento pesquisar produtos e marcas antes de fazer uma compra, seja ela on ou offline. Isso significa que a presença digital é a primeira impressão que o cliente passa a ter da marca”, afirma Priscila.

A partir da forma como a empresa se apresenta no mundo digital, já comunica sua proposta de valor. É importante não somente estar na internet, mas também como você se apresenta nesse ambiente.

A estudante de Publicidade e Propaganda, Gabriela Azevedo, 21 anos, atua como gestor de mídias de uma agência e afirma que o profissional “tem uma conversa mais humanizada com o cliente e oferece um atendimento mais empático, fazendo a comunidade fluir de acordo com os objetivos da marca.”

Profissão do futuro

Hoje, a maior empregabilidade na área de comunicação está na social media. Então, capacitar-se nessa área é importante, pois abre caminhos para uma carreira de sucesso.

 “As empresas já entenderam que precisam se posicionar digitalmente, com conteúdo, com frequência (constância) e estão em busca de quem pode fazer esse trabalho com qualidade”, afirma Priscila.

“É uma profissão que tende a crescer e creio que será mais valorizada. Muitas empresas precisam de um gestor de mídias sociais e até hoje eu encontro marcas que ainda não utilizam. Com o sucesso que muitas marcas, como Netflix, estão fazendo, as empresas começarão a adotar alguém que fale de seus valores e se comunique melhor com o seu público”, opina Gabriela.

Quando questionada sobre como um profissional se destaca do outro na área, a professora defende: “O importante para se destacar é estar atualizado. Conhecer realmente a fundo. Ser um social media é diferente de saber mexer no Facebook ou Instagram. É necessário conhecer estratégias de impulsionamento, Face Ads, Google Ads, ferramentas de inbound marketing e buscar as novidades que a área sempre traz.”

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