Portal Facopp reúne cinco conselhos para semana de provas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

23/09/2019 às 09:27
Nicoli Liberansk e Ramon Diniz

Encontrar um local tranquilo e sem distrações para estudar é uma das dicas para quem quer ir bem nas avaliações (Foto: Arquivo/ Guilherme Suzuqui)

Mais uma semana de provas chegou e com ela todo o desespero para obter boas notas. Se você se encontra nessa situação, acalme-se! Foi pensando em todos os facoppianos que o Portal decidiu bater um papo com a Ana Paula Fabrin, docente do curso de Psicologia e responsável pelos atendimentos do SUAP (Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico), a fim de reunir algumas dicas essenciais para passar por esse período sem estresse.

DURMA BEM

Boas noites de sono são um fator fundamental para um bom desempenho antes, durante e depois do período de provas. O sono é vital para a restauração de tecidos do sistema nervoso central e do crescimento e conservação de energia, além de otimizar diversas outras funções do corpo humano. “Portanto, quem não dorme, não aprende”, garante a psicóloga.

HABITUE-SE A UMA ROTINA DE ESTUDOS

A avaliação é consequência do estudo, não a causa. Assim, o indicado é se organizar de maneira a estudar todas as disciplinas, uma ou duas por dia, todas as semanas. O estudo abrupto e intenso apenas na semana de provas não tem qualidade. “É o mesmo que lhe pedir para correr a São Silvestre sem que você nunca tenha feito uma única caminhada na vida”, brinca Ana Paula.

ENCONTRE O MELHOR MÉTODO PARA VOCÊ

Mapas conceituais e resumos compreensivos são sempre apontados como os melhores métodos de estudo, mas antes de aplicar, é importante levar em conta o que serve melhor para você.

Todos os métodos famosos têm em comum o ideal de capacitar para sintetizar e aplicar os conteúdos aprendidos. O erro é achar que o suficiente é reduzir o tamanho de um texto, quando compreensão e aplicação são os fatores fundamentais para aprender qualquer conteúdo. “Se você consegue visualizar aplicação para o conteúdo que estuda, então está estudando corretamente”, afirma a docente.

Algumas questões úteis para se fazer durante seu momento de estudos são: “do que se trata esse texto?”, “onde posso aplicar tal conteúdo em minha futura profissão?”, “para que serve o que estou estudando?”.

EVITE DISTRAÇÕES

Busque um lugar calmo e isolado para estudar, longe dos sons da TV, da interrupção familiar e demais empecilhos. Para Ana Paula, qualquer equipamento tecnológico deve ser usado apenas para pesquisas. Acessar as redes sociais durante o momento de estudos só tomará tempo e trará distrações que afetarão a eficiência do estudo. Evitar distrações faz toda a diferença nos resultados finais.

NÃO SE APAVORE

Quer evitar desesperos? Nunca deixe de dar aquela revisada durante o semestre! Aproveite para tirar todas as suas dúvidas ao longo das aulas, leia muito e busque compreender tudo que você lê. “Não há milagres. Estudar é cansativo e exige muito esforço, mas seguindo as recomendações, não é difícil se manter tranquilo e passar com competência e saúde mental pela semana de provas”, considera a psicóloga.

O Portal Facopp deseja a todos uma ótima semana de provas e espera que as dicas tenham sido úteis para um bom rendimento do semestre!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.