Portal orienta comunidade da Facopp para as eleições 2020

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

13/11/2020 às 13:29
Izabelly Fernandes

Eleitores devem se atentar as mudanças das eleições 2020. (Foto: Agência Facopp)

Neste dia 15 de novembro acontecem as eleições municipais de 2020. Este é um dia em que a população poderá escolher de maneira democrática, os prefeitos e vereadores que deverão zelar pelo bem comum de suas respectivas cidades. No entanto, neste ano, por conta da pandemia da Covid-19, as eleições sofreram algumas modificações e por isso o Portal Facopp vai te ajudar a sanar algumas das principais dúvidas sobre o assunto para que ocorra tudo bem neste domingo! Vamos lá?

Horário

Ao contrário dos anos anteriores, neste as votações tiveram um acréscimo de uma hora, ou seja, irão ocorrer das 7h às 17h. No entanto, as três primeiras horas são reservadas para a população com mais de 60 anos ou pessoas que fazem parte do grupo para a Covid-19. Por isso, se você não pertence a esse grupo, poderá ir votar mais tarde.

Cuidados

Por conta da pandemia, será obrigatório o uso de máscara nas zonas eleitorais. Caso o eleitor apresente algum sintoma no dia da votação, como febre ou coriza, este não deverá ir votar. O mesmo se aplica se o eleitor tiver sido diagnosticado com a Covid-19 até 14 dias antes do dia da votação.  Antes de sair de casa, o eleitor deverá checar no site do Tribunal Superior Eleitoral se o seu local de votação ou seção sofreram modificações.

O que levar?

É orientado que cada eleitor leve a sua própria caneta para assinar o caderno de votação.  Os eleitores ainda devem levar um documento com foto (RG, carteira nacional de habilitação, passaporte ou carteira de trabalho), e o título de eleitor ou o e-Título, aplicativo do TSE disponível para Android ou iOS. Se possível, é orientado ao eleitor que não leve crianças ou acompanhantes.

Chegada

O sistema biométrico foi cancelado nessas eleições por conta da grande circulação de pessoas, assim, evitando o contato de vários eleitores sobre uma mesma superfície. Por isso, ao chegar na sessão eleitoral, o eleitor deverá ficar em frente a mesa, com um distância mínima de um metro do mesário e dos outros eleitores, e somente mostrar um documento com foto ao mesário. Este irá confirmar o respectivo nome em voz alta e após a confirmação o eleitor deverá guardar o documento. Em seguida, as mãos deverão ser higienizadas com o álcool em gel 70%, disponibilizado na sessão, e depois o eleitor deverá assinar o caderno de votação.

Hora de votar

Assim que a urna eletrônica for liberada, o eleitor deve se dirigir a cabine de votação e digitar os números dos candidatos. Ao sair, as mãos deverão ser limpas novamente com o álcool em gel 70%. Importante lembrar que o uso de luvas descartáveis não é recomendado.

Justificativa

O eleitor que estiver longe do seu domicílio eleitoral, neste ano poderá justificar pelo aplicativo e-Título, durante o dia e horário das votações. Assim, o próprio aplicativo poderá confirmar a partir do sistema de localização, se o eleitor está longe da zona eleitoral. Só quem não tiver acesso a um celular poderá ir a um local de votação. Já quem não comparecer por motivos de saúde, poderá justificar a ausência em até 60 dias após a data de cada turno através do aplicativo e-Título, pelo site do Tribunal Superior Eleitoral ou em um cartório eleitoral.

E ai facoppiano, gostou dessas dicas? Então já se pode se preparar para o dia 15, heim? Caso você ainda tenha ficado com alguma dúvida, acesso o site do TSE, lá você encontra todas as orientações. E lembrando, vote com segurança e consciência! #Eleições2020

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.