Professora da Facopp recebe Troféu Benjamin Resende

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

24/10/2017 às 17:39 – Atualizado em: 25/10/2017 às 09:41 
Yuri Aquinno Cruz

Mitsuo Ikuta

Imagem Notícia

A entrega do prêmio aconteceu na sexta-feira (21/10), no Centro Cultural Matarazzo

A professora Thaisa Bacco recebeu, na sexta-feira (21/10), o Troféu Benjamin Resende 2017 na categoria Cidadania, oferecido pela Associação Prudentina de Escritores (APE), no Centro Cultural Matarazzo. O intuito do prêmio foi homenagear o olhar da docente voltado para pesquisas históricas e culturais de Presidente Prudente.

A docente ressalta a importância dessas projetos para a preservação da memória e da cultura da cidade e, com isso, o fato de poder documentar e atuar no cenário em que vivemos, além de entender melhor o presente e poder assim pensar em possibilidades para o futuro. “À medida que a gente investe nosso olhar sobre questões que já aconteceram, consegue ver mais explicações sobre o mundo atual e pensar também em possibilidades futuras de intervenções, na história e também na cultura de Presidente Prudente”. 

Sobre a homenagem, Thaisa conta que não é um mérito somente dela, mas também de orientandos que ajudaram a desenvolver alguns trabalhos. “Eu entendo que todos os alunos, que também participaram da pesquisa, estão sendo homenageados nesse momento, pois deram suas contribuições”.

Desde 2002, ano em que entrou na Facopp, Thaisa desenvolve e orienta trabalhos como Sonhos de Maio, que conta a história da Lumen At Fides, organização que auxilia crianças com deficiência, há 30 anos em funcionamento; Era Uma Vez, que fala sobre as salas de projeção do cinema de Prudente; Arigatô, que relata a imigração japonesa na cidade, entre outros, finalizados ou ainda em desenvolvimento. Nos últimos dez anos já orientou 16 trabalhos de conclusão de curso.
 
 Alguns alunos da Facopp estiveram presentes na entrega do prêmio. O estudante do 8° termo de Jornalismo, Leandro Nogueira, que participou de um documentário orientado pela docente, ressalta o destaque que é dado para as pesquisas realizadas na faculdade. “Às vezes as pessoas acham que o que acontece na faculdade tem que ficar nela, porém agora é reconhecido que esses projetos têm que contribuir para a história, a cultura, e de forma social também”, defende.

Como participante de um dos projetos realizados, ele também conta que a professora exige sempre o melhor dos alunos, o que resulta em um trabalho de qualidade. “A Thaisa não quer que a gente faça apenas um trabalho, ela exige da gente o nosso máximo. Ela realmente quer que a gente faça algo profissional pra colocar no nosso portfólio, que ela sempre frisa em sala de aula.”
 
Já a discente do 7° termo de Jornalismo, Bruna Sugano, fala sobre a importância de tornar esse conhecimento público e o valor que a professora tem recebido por isso, que torna os trabalhos mais bem visados pela sociedade. “Eu acho que o prêmio ajuda também na credibilidade dos trabalhos realizados por todos, porque agora o nome dela vai ter um peso ainda maior”, declara.
 
O Prêmio
 
O Troféu Benjamin Resende homenageia artistas de Presidente Prudente e região, e destaca aqueles que promovem a cultura e mostram um novo olhar sobre a paisagem urbana dessa área. O prêmio chegou à sua 8ª edição e o tema de 2017 era o centenário da cidade.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​