Psicóloga fala sobre comunicação e inteligência emocional em recepção aos calouros

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Rayane Pedroso
09/02/2022 às 16h55

Alunos de publicidade conhecem os laboratórios da Escola de Comunicação na primeira semana de aula (Foto: Marketing Unoeste)

Enfim, aulas! A Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste recebeu os novos alunos para mais um ano letivo. A recepção teve início na segunda-feira (7/02) com uma fala do coordenador Tchiago Inague e seguiu com uma aula magna conduzida pela psicóloga da universidade Ana Paula Fabrin.

Como tema “Comunicólogos e a inteligência emocional”, Ana Paula aborda a comunicação como algo extremamente vital para a humanidade. “Melhorar as condições sociais e interpessoais também dependem de uma comunicação afetiva”, comenta. A psicóloga ainda reforça que saber se comunicar não está atado apenas à profissão, mas também nas relações e na resolução dos problemas do dia a dia.

O autoconhecimento está relacionado à autoconfiança e a falta dela conduz o indivíduo a transparecer sentimentos frágeis e de incerteza, que irão interferir na sua forma de comunicação. Ana Paula diz que o ato de se comunicar é inerente ao ser humano e se estende para além da técnica, principalmente na parte acadêmica.

Ter domínio da própria inteligência emocional permite que cada um possa conhecer suas limitações e qualidades e compreender o que faz de melhor e o que precisa aprimorar. Quem é emocionalmente inteligente consegue controlar seus sentimentos, reconhecer e administrar as próprias emoções e identificar as do outro.

As alunas Emily Prates e Isabella Bertão, do 1º termo de Publicidade e Propaganda, comentam que falar sobre o assunto ajudou a despertar uma expectativa pelo curso que não tinham antes. “Estou com impressões muito boas em relação à turma e ansiosa para aprender, principalmente, a parte de redação”, diz Emily. Já Isabella espera conseguir se encontrar nas aulas e descobrir a área que mais se identifica, além de achar importante manter uma relação de companheirismo e acolhimento com os colegas, como foi reforçado na palestra.

No decorrer da semana os alunos ainda tiveram, na terça-feira (8/03),um tour de apresentação dos laboratórios, da secretaria e do atendimento ao aluno, com a professora Fabiana Alves. Na quarta-feira (9) conheceram o site da Unoeste e fizeram o cadastro na plataforma do Aprender, onde recebem os horários das aulas, datas das provas, materiais das disciplinas disponibilizados pelos professores e outros serviços.

A aluna Mariana Tavarez, também do 1° termo de Publicidade e Propaganda, conta que está animada para utilizar os laboratórios de Mac, já que nunca tinha visto um pessoalmente, e que ficou impressionada com toda a estrutura da Escola de Comunicação e os recursos disponíveis. “Espero aprender muito e conseguir perceber com o tempo, minha evolução”, diz.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​