Quer saber como se organizar para as provas? Clica aqui

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

23/05/2019 às 11:33 – Atualizado em: 23/05/2019 às 11:36 
Ariane Balbino, Bruna Bonfim, Jeferson Silva e Milena Bispo

Arquivo Portal Facopp

Planejamento e cronograma de estudos contribuem para um bom desempenho

  
Se você abriu essa matéria, é porque com certeza está no mesmo momento que praticamente 100% dos estudantes da Unoeste: na pré-semana de provas.
 
Resumos, estudo, trabalho, estágio, vida social, saúde física e mental, e muitas outras coisas. Cansou só de ler né? Pois é, mesmo sendo a protagonista, ou melhor, as protagonistas: “as provas”. Elas não são o problema. O que realmente complica, é conciliar todas as coisas do dia a dia e ainda arranjar tempo para se dedicar aos estudos. Concorda? Então vamos lá.
 
As semanas que antecedem os testes apavoram muitos estudantes. De acordo com a psicóloga Thais Ferraro, as consequências emocionais são grandes. Falta de concentração, irritabilidade, dores de cabeça, insônia, descontrole e entre outros sintomas. Segundo Thais, o ideal é se planejar! “Monte um cronograma de estudos e descanse. Fazer atividades físicas, ter uma alimentação balanceada, dormir bem, trabalhar a respiração e sempre ser otimista, tudo isso ajuda muito.”
 
Alessandro Dias, do 7º termo de Jornalismo, diz que é cansativo aliar a rotina de trabalho com os estudos. Porém, ele adota alguns critérios para evitar complicações e ter sucesso com as provas. “Duas semanas antes eu começo a ler os textos, slides e revisar toda a matéria que cai em prova.”
 
Para aliviar a tensão que as provas trazem, Alessandro conta que é importante estar relaxado. “Apesar de toda a carga de matéria, cansaço, cobrança e afins é importante reservar um momento para você dar um tempinho nos estudos. Tirar um momento para fazer algo que já seja do seu cotidiano. Ir para a academia, ver alguma série ou até dar uma volta no quarteirão já ajuda a manter a mente minimamente boa”, conclui o estudante.
O aluno Lucas Antônio, do 6º termo de Direito, diz que ao se preparar para as provas ele prioriza as matérias que têm mais dificuldade, e começa a estudar com três semanas de antecedência. “Uma dica é anotar todas as preocupações, problemas e compromissos em um papel antes de começar a estudar. Assim, durante os estudos, você não fica com a cabeça quente, pensando em determinados temas que tem para resolver.” Além disso, outra dica do Lucas é criar uma rotina de preparação e meditação antes de começar a estudar.
 
Para a psicóloga, o ideal é que o aluno monte um cronograma de estudos e descanso, além de fazer atividades físicas, ter uma alimentação balanceada, dormir bem, trabalhar a respiração e sempre ser otimista.
 
Sobre o sono, ela comenta que varia de pessoa para pessoa. “Tem pessoas que gostam de estudar várias horas sem parar, já outras precisam de um descanso. O ideal é cada um observar qual a melhor maneira de se concentrar, mas procuro sempre dizer para dar uma pausa, comer uma fruta, descansar uns 15 minutos e voltar a estudar.”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​