Radiodocumentário sobre Laerte Silva é tema de TCC

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

10/12/2021 às 13h26
Heloísa Lupatini, Jady Alves e Vinícius Coimbra 

A noite de terça-feira (7) foi especial, principalmente para os alunos Daniel Santana, Juan Gonçalves e Paulo Gomes, que deferem seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e se consagraram jornalistas. 

O objetivo do TCC foi produzir um radiodocumentário onde os alunos pudessem contar a vida do radialista Laerte Silva, além das suas atuações e as contribuições para a cidade de Presidente Prudente. 

O grupo dividiu a produção da peça em partes, sendo elas: escolher a personalidade a ser base do trabalho; decidir o caminho a ser tomado, as perguntas necessárias para a entrevista com o Laerte e estudar o radiocodumentário em si. Logo após, os alunos escolheram as fontes secundárias, que foram pessoas que conviveram com o radialista, além da família. Por fim, foi feita a montagem do script seguindo a linha cronológica da vida do Larte. 

Juan comenta como foi a produção do trabalho: “Foi sensacional. A princípio a gente tinha ideia de focar somente na comunicação, mas conforme as entrevistas foram realizadas, a gente [grupo] percebeu que não era somente a comunicação, era algo a mais, era uma história sensacional do Laerte que merecia ser contada, já que ele atuou na área da cultura, academia, política, policial e, por fim, jornalística”. 

“O trabalho que esses meninos fizeram é muito louvável, porque eles pegaram um trabalho em plena pandemia, uma situação realmente delicada onde não podia ter aglomeração, o pessoal não podia se encontrar, então foi uma verdadeira batalha para eles montarem este trabalho. Eles provaram, mais uma vez, o dinamismo, a raça, a competência, a responsabilidade, de um aluno de uma universidade”, encerra Laerte. 

Depois da apresentação dos alunos e perguntas da banca, todos tiveram que deixar o auditório para que os professores pudessem conversar e atribuir nota ao TCC e aos discentes. Depois do intervalo, a presidente da banca, professora Maria Luisa Hoffmann, anunciou a aprovação do grupo. 

“É muito emocionante, porque foram anos fazendo isso, agora no final, com a pandemia, com a correria no trabalho, conciliar os horários, para gravar fora. É muito emocionante, muito mesmo. O radiodocumentário ficou muito interessante. Eu lembro de cada frase do Laerte Silva, porque eu o ouvia quando eu tinha dez anos e ia para escola, então foi algo emocionante”, comenta Karina Santana, sobre acompanhar a jornada do esposo Daniel. 

A noite foi encerrada com um discurso de agradecimento do próprio Laerte Silva para os alunos, agora jornalista, e o público presente. “Esses meninos serão jornalistas responsáveis do Oiapoque ao Chuí, dos Pampas aos Seringais, eles terão espaço para mostrar as suas virtudes jornalísticas e as suas competências nas informações quando forem necessárias”, finaliza o homenageado. 

SERVIÇO 

O radiodocumentário está disponível no site da Rádio Escola de Comunicação para todos aqueles que queiram saber um pouco mais sobre a vida de Laerte Silva. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​