Segunda noite reúne apresentações de artigos e relatórios científicos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

03/07/2020 às 16:00
Daniel Alvarez

Um dos trabalhos apresentados propôs um aplicativo de delivery de bebidas alcoólicas (Foto: Captura de Tela/ Youtube)

Com início às 19h de quinta-feira (02/07), as apresentações da segunda noite de ExPP (Exposição de Projetos de Publicidade e Propaganda) foram realizadas de forma remota, com o auxílio das plataformas de live do Youtube e de reunião do Google Meet. Matheus Monteiro, docente responsável pela ExPP, ficou encarregado de apresentar o evento e mediar cada uma das exposições feitas pelos formandos.

No total, cinco trabalhos com diferentes propostas foram apresentados. Cada estudante teve 15 minutos para expor seu projeto e, ao final das apresentações, os convidados tinham 10 minutos para fazer comentários a respeito do projeto, seja com elogios ou com sugestões de melhoria.

Antes de iniciar as apresentações, Matheus agradeceu aos presentes, professores e convidados. Um agradecimento especial também foi prestado à equipe da TV Facopp, que, além de ceder o espaço do canal para a realização das lives, também capacitou o professor para o uso da plataforma de transmissão.

OS TRABALHOS

Para abrir a segunda noite de apresentações, os formandos Michele Massola Miranda e Rodrigo de Lima Costa expuseram o trabalho A INFLUÊNCIA E USO DO MARKETING SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DAS MARCAS, orientado pela professora Priscila Guidini de Oliveira.

Para desenvolver o projeto, os publicitários utilizaram os métodos de pesquisa exploratória e estudo de caso. Dentro da pesquisa, Rodrigo conta ter se surpreendido com dados sobre a influência do posicionamento social e político das marcas. “As pessoas boicotam ou adquirem um produto baseadas nesses posicionamentos, então investir em marketing social é algo bastante benéfico e que traz bastante retorno para a marca”, explica.

Ao final da apresentação, Adiane Miranda Mitidiero foi a responsável por comentar o trabalho. Ela aproveitou o espaço para levantar questões sobre o projeto, assim como para fazer elogios e relembrar a importância do marketing social para as empresas.

Na sequência, os publicitários Evton Ramon dos Santos e Victor Teixeira Serafim apresentaram o trabalho FORMAS DE PUBLICIDADE: STARTUP COM APP DE DELIVERY, desenvolvido sob a orientação do professor Alexandre Lucas Bavaresco Macedo.

Em seu projeto, os formandos desenvolveram o protótipo de aplicativo de delivery SALVEIOROLE, com foco na venda de bebidas alcoólicas. Segundo Evton, o app foi pensado para suprir três principais necessidades: falta de bebidas em festas universitárias, impossibilidade de locomoção até um ponto de vendas e alto número de acidentes de trânsito causados pela direção após ingestão de álcool.

O convidado para comentar o trabalho foi Deyvisson da Costa Pinheiro, que parabenizou os publicitários e os convidou para incubar o projeto. “É um trabalho que tem potencial de ganhar amplitude, por ser algo que tem condições de ser feito na cidade de Presidente Prudente e até mesmo ganhar força nacional.”

Em seguida, o trabalho PORTO – NOVO CONCEITO DE CONTEÚDO APLICANDO UX E UI, desenvolvido sob a orientação dos professores Fernanda Sutkus de Oliveira Mello e Alexandre Bavaresco, foi apresentado por Guilherme Lincoln Dias da Luz, Mayara Diana de Souza Lima e Wesley Alves da Silva.

Com o uso do formato de startup, os publicitários apresentaram um projeto de aplicativo que idealizaram ainda no 3º termo do curso, para a disciplina de Empreendedorismo. “O aplicativo Porto é uma plataforma de comunicação que tem como finalidade proporcionar a visibilidade do usuário no mercado de trabalho. Nele, o profissional pode expor e compartilhar seu portfólio com os trabalhos desenvolvidos durante a faculdade e a carreira”, explica Wesley.

Para comentar o trabalho foram convidados Bruno Dias, do Departamento de Comunicação da Unoeste, e o Prof. Me. Diego Andreasi. Ambos deram destaque a originalidade e inovação proposta pelo projeto.

Sob a orientação do professor Renato Pandur Maria, a publicitária Caroline Bortoluzzi Miraya deu continuidade nas apresentações com o trabalho A MULHER NO CINEMA E SUAS INFLUÊNCIAS A PARTIR DE CONTEXTOS HISTÓRICOS.

O artigo desenvolvido por Caroline estudou as diretoras Alice Guy Blaché, Dorothy Arzner e Sofia Coppola, assim como a influência do contexto histórico nas obras produzidas por elas. “Desde o início do cinema, as diretoras mostram o ponto de vista feminino sobre a sociedade, isso faz com que suas obras sejam únicas.”

Convidados para comentar sobre o trabalho, Kleber do Nascimento e Giovana Cabral reforçaram a relevância do tema abordado pela publicitária, assim como o resgate histórico combinado com a atualidade proposta pelo artigo, já que ainda é pouco presente a figura feminina no cinema.

Para finalizar a segunda noite de apresentações da ExPP, o formando Henrique Matheus de Almeida apresentou o trabalho “ENTRE LINHAS E EUROS” A DIVULGAÇÃO DE UM LIVRO DE TURISMO, orientado pelo professor Haroldo de Oliveira Felipe ‘Tato’.

Por meio do projeto, Henrique propôs um plano para divulgar o livro Guia Prático: Passeios Inesquecíveis Pela Europa, escrito pela psicóloga e educadora da Unoeste, Denise Gregory Trentin. Na obra, a autora discorre sobre os passeios que fez pela Europa, assim como os conhecimentos adquiridos nos pontos turísticos. Além do plano de divulgação, o estudante trabalhou também na produção da capa e diagramação do livro.

O Prof. Me. Guilherme Oliveira Pironi foi o convidado para comentar o projeto desenvolvido pelo formando. Em suas pontuações, o docente elogiou o uso do entrelaçamento de fonte e elementos que Henrique aplicou na capa do livro. Fez também sugestões de alteração de fontes em algumas das peças de divulgação.

ÚLTIMO DIA

O encerramento das apresentações da ExPP acontece nessa sexta-feira (03/07), a partir das 19h. Na data vão ser expostos novos projetos e premiados os destaques das três noites de apresentações, nas categorias acadêmico e mercadológico. A transmissão será feita por meio do canal da TV Facopp, não deixe de acompanhar!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​