Sentir-se pai: o que marca essa mudança?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Lilian Medeiros, Maria Fernanda Tenório, Rayane Pedroso, Thatiane Freitas e Vinícius Antunes
14/08/2022 às 9h

Arte: Rayane Pedroso

Durante essa época do ano, a imagem que circula de um pai é aquela de super-herói. O que cuida, protege, defende e não solta a mão, mas, na verdade, o sentimento de um pai só ele sabe descrever. Como entende sua responsabilidade com a vida ao gerar alguém e a relação e a posição que cada um representa na família e na vida dos filhos, é particular das circunstâncias de cada história, de cada convívio, de cada momento.

O papel do pai no início da vida, é essencial. De acordo com o pediatra José Gabel, em reportagem para a Veja Saúde, a figura paterna é a primeira relação que a criança cria além da mãe e tem se mostrado ser uma conexão cada vez mais forte. “A figura paterna deixou de ser autoritária, sem expressão de sentimentos e afeto, e começou a conquistar novos espaços”, afirma.

A presença da figura masculina na vida dos filhos é de extrema importância na formação do indivíduo. Em entrevista à Rede Globo, o psicólogo Alessandro Marimpietri explica que é necessário compreender a si mesmo para criar os filhos com referência de igualdade e sem estereótipos machistas. “A maneira como a gente se entende como homem conforma com o nosso papel como pai e afeta a criação desses filhos”.

Portanto, o pai além de tudo isso que priorizam mostrar, também é aquele que pode dar conselho, ser lugar de aconchego, se emocionar, ser ouvinte e amigo.

Nesse dia 14 de agosto, parabenizamos todos que exercem esse papel tão importante na vida de cada um. Parabéns a cada pai, tio, avô e a todos que possuem esse amor incondicional por seus filhos. A todos os professores, funcionários e alunos da Escola de Comunicação, feliz dia dos pais!

Veja o que alguns professores contam sobre o sentimento de ser pai

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​