Simonetta Persichetti ministra aula sobre Estética em Fotografia na Facopp

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

14/02/2019 às 18:58 – Atualizado em: 14/02/2019 às 20:27 
Larissa Biassoti e Larissa Oliveira

Marlene Reverte


Desde 2016, a jornalista crítica de fotografia e professora universitária, Simonetta Persichetti ministra aula como professora convidada na Facopp. O encontro com terceiro termo deste ano ocorre nesta quinta e sexta-feira, 14 e 15 de fevereiro.

Neste semestre, a docente trabalha com a disciplina Estética em Fotografia que, segundo ela, é voltada para o ensino das linguagens fotográficas, em que usa a teoria de dois autores – André Rouillé e François Soulages – para fundamentar suas aulas. “Eles usam as teorias para poder desenvolver os trabalhos que eles têm que fazer a cada termo, para ter uma ideia do que é uma fotografia documento, artística, expressão, como nasce uma estética e de que fontes elas beberam”, explica.

Os estudantes possuem no início da graduação a matéria de História da fotografia que contextualiza sobre o surgimento e avanços que ocorreram no decorrer do tempo. Simonetta aproveita todo esse embasamento para aprofundar o conteúdo e leva em conta questões sociais, culturais, de identidade e memória.

“Eu dou para eles a ideia de um olhar sempre pautado na história, não como ilustração, não como apêndice, mas para mostrar que várias ideias que achamos ser modernas estão no século XIX. A fotografia evoluiu, foi estudada e passou por transformações, e a partir do momento que ela entra na academia, ela se torna uma matéria de pensamento crítico”, conta.

VISÃO DE ALUNO
 
Matheus Rodolpho faz parte da turma do terceiro termo e comenta que é uma grande oportunidade ter aula com a Simonetta, já que ela é referência no Brasil. “É o melhor momento para ter aula sobre estética, porque durante o curso nós criamos a nossa própria, mas temos a chance de evoluir ainda mais com uma expert.”

O estudante conta que sua fotografia possui um ar mais artístico, usa a criatividade e busca instigar a pessoa que observa, de modo que para ele é fundamental ter uma boa estética para gerar camadas a serem analisadas no registro.

Além disso, Matheus ressalta que a foto não deve ser somente técnica, é preciso passar uma ideia e não ser apenas uma forma de documentação. Ele conclui o raciocínio parafraseando a docente, “usando as palavras da Simoneta ‘se a gente não tivesse uma matéria de estética, a gente ia se formar de apertador de botão’”.

Já a aluna Brenda Rocha vai de acordo com o pensamento de Matheus, pois para ela a fotografia deve ser aperfeiçoada, é preciso mostrar a intencionalidade do fotógrafo, ter um conceito.

“Essa evolução só ocorre com o tempo, com os estudos e bagagem que a gente adquiriu no caminho e a Simonetta nos ajuda com isso, ainda mais agora quase terminando o curso, a gente cria um novo olhar”, comenta Brenda.

A cada aula a estudante comenta que quer seguir em uma área, pois há apoio dos professores, mas que sua paixão é trabalhar com o olhar jornalístico, mostrar o real e levar uma história ao público.

Ela ainda confessa ter um pouco de medo das aulas, pelo fato de sempre ter ouvido falar sobre a professora, porém lembra que esse sentimento passa quando entra na sala, pois, segundo ela, a relação entre professor e aluno é “quase uma amizade”.

Simonetta comenta que sua proposta é colocar em discussão a estética, de forma que questiona os discentes. “Minha disciplina é para provocar, criar, quebrar regras, colocar dúvidas na cabeça deles, mesmo que eles refutem essas questões que eu coloco”. Ela completa que o retorno que espera dos alunos é um trabalho bem feito, por bons profissionais além da disciplina.   
 
SOBRE SIMONETTA

A italiana Simonetta Persichetti é jornalista formada na faculdade Cásper Líbero, onde atualmente é professora do programa de mestrado. Possui mestrado em Comunicação e Artes e doutorado em Psicologia Social. É pós-doutora em Comunicação. Tem mais de 30 anos de experiência em redações como Editora Abril, SBT e Nova Cultural. É autora de diversos livros na área de fotografia. É crítica em fotografia pelo jornal O Estado de São Paulo desde 1996 e da revista Brasileiros desde 2008. Ministra palestras sobre fotografia pelo Brasil e atuou quatro anos como curadora de fotografia na Arte Plural Galeria, em Recife, Pernambuco.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​