TCC de Jornalismo lança site reformulado da Diocese de Prudente

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

01/09/2019 às 17:16 – Atualizado em: 02/09/2019 às 12:18 
Daniel Alvarez

Os estudantes explicam que o novo site da diocese permitirá uma maior interação dos fiéis (Foto: Roberto Mancuzo)

Uma diocese, 78 padres, 54 paróquias, 37 pastorais e milhares de fiéis do Oeste Paulista. Esses números mostram a quantidade de pessoas que um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) produzido pelos estudantes Evandro Marques, Luana Mariano e Rodrigo Moraes, do 8º termo de Jornalismo, irá atingir. O trabalho, orientado pelos professores Roberto Mancuzo e Thaisa Bacco, trata-se de uma reformulação do site da Diocese de Presidente Prudente, que foi lançado oficialmente na tarde do dia 31 de agosto.

O evento de estreia foi realizado no Auditório da Catedral São Sebastião e contou com a presença do clero, membros de pastorais, fiéis e alunos da Facopp. Para dar inicio ao evento, o mediador e ex-facoppiano, Fabio Reis, introduziu o projeto e passou a palavra para o Bispo Dom Benedito Gonçalves dos Santos, que cumprimentou os presentes e fez uma oração. Após isso, foram chamados à frente os membros do grupo, que explicaram aos convidados os recursos e funcionalidades do novo site.

Durante a apresentação, os integrantes reforçaram que o site é um canal de utilidade pública direcionado aos fiéis, lá eles podem desde conferir a agenda do Bispo, até sugerir pautas. Lembraram também que a plataforma é colaborativa, ou seja, conta com a ajuda de todas as paróquias e paroquianos da região, com o fornecimento de informações e sugestões de notícias. Na página, é possível ainda acessar edições do Jornal Anúncio, além de ouvir a Rádio Onda Viva.

TRABALHO COLETIVO

O novo site surgiu como uma parceria entre os estudantes e a Pascom (Pastoral da Comunicação), assim explica Rodrigo Gomes, pároco e responsável pela Pascom Diocesana. Antes mesmo de serem procurados pelo grupo, já se observava internamente a necessidade da atualização do site.

“O projeto veio também de acordo com a nossa necessidade, observamos que o site já estava ultrapassado, não estava sendo atualizado e o TCC veio realmente a calhar com aquilo que nós necessitávamos. Então foi uma grande providência para que tivéssemos o êxito que tivemos na data de hoje”, conclui Gomes.

Evandro Marques relata que a ideia foi muito bem recebida por parte do clero, já que a reformulação já era pensada. Ele explica que o trabalho veio mais como uma forma de apoio, que possibilitou a produção de conteúdo para o site, bem como a parte teórica, com a incorporação de recursos e a análise do que já estava sendo feito por outras dioceses do Brasil.

A vontade de trabalhar com algo voltado para o âmbito religioso já é um desejo antigo, Luana Mariano explica que o envolvimento do grupo com a igreja os fez perceber a utilidade que teria um local que reunisse as informações da diocese. “Sempre que precisávamos de algo tínhamos que ligar, a partir disso percebemos a necessidade de um site onde pudéssemos reunir todas as informações das paróquias da diocese”, relata a graduanda.

Com uma particularidade, o TCC tem dois orientadores, isso porque foi decido pelo conselho do curso que os estudantes iriam trabalhar com muita demanda de informações, além é claro, da parte teórica. “Ficou decidido eu e Mancuzo por causa dessa experiência de estudo de comunicação e religião que a gente já tem”, diz Thaisa Bacco.

A orientadora explica ainda que a reformulação da plataforma online traz uma tendência do novo jornalismo, a produção colaborativa. Ela esclarece que não se pode mais pensar na comunicação em relações verticais, mas sim de forma horizontal, onde todos têm voz e podem produzir e sugerir conteúdos, cabendo ao jornalista administrar, hierarquizar e formatar o produto.

FEEDBACK POSITIVO

Alvo de muitos elogios, o novo site foi muito bem recebido por todos os presentes. Dinamicidade foi a palavra utilizada pelo Monsenhor José Antônio de Lima para definir a nova versão da plataforma. Durante seu discurso ele relembrou toda a trajetória da comunicação na Diocese de Prudente, citou até mesmo o período em que boletins informativos eram feitos por meio do mimeógrafo. Relembrou também a época do surgimento da Rádio Onda Viva e do Jornal Anúncio.

Rodrigo Gomes vê a reformulação como uma forma de quebrar barreiras e distâncias, o que possibilita uma união entre todas as paróquias. “Muitas das vezes não sabemos a realização de encontros, atividades, celebrações festivas que acontecem em outras paróquias que estão além do território dos quais participamos. O novo site permite que possamos também levar a diante esse trabalho evangelizador, sem colocarmos limites territoriais”, conclui.

A jornalista e representante da Pascom Nossa Senhora das Graças, de Montalvão, Gislaine Seribeli, conta que ficou feliz ao saber que o novo site vai possibilitar ao público uma interação e realmente fazer com que os fiéis se sintam unificados pela diocese, como uma família. Formada pela Facopp em 2005, se emocionou ao reencontrar os professores no ambiente religioso.

Para o orientador do grupo, Roberto Mancuzo, o projeto proporciona diversos aspectos positivos, mas ele destaca um que mais o empolgou. “O mais legal de todo o processo é a gente unir ciência e religião. Usar o rigor da ciência, a questão da pesquisa em si, experimentar uma maneira fundamentada para poder mandar uma mensagem mais concreta.”

Na mesma data, às 19h30, foi realizada uma missa, nela o grupo pôde apresentar o novo site aos fiéis, já que eles são um dos principais motivos para a reformulação do site e uma das grandes fontes de informação sobre o que acontece nas paróquias.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.