Trabalhos de teor acadêmico são destaque na primeira noite de ExPP

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

02/07/2020 às 17:00
Daniel Alvarez

Pela primeira vez o ExPP foi realizado de forma remota, por meio de uma live no canal da TV Facopp Online (Foto: Captura de Tela/ Youtube)

As apresentações da ExPP (Exposição dos Projetos de Publicidade e Propaganda) se iniciaram na noite dessa quarta-feira (01/07). Cinco apresentações dos alunos do 8º termo do curso foram expostas, sendo quatro no formato de artigo/monografia e uma nos moldes de relatório científico. Neste semestre, devido à pandemia da Covid-19, as apresentações estão acontecendo de forma remota, por meio de uma transmissão ao vivo no canal do Youtube da TV Facopp.

Para abrir a noite de exposições, o professor e organizador Matheus Monteiro explicou como funciona a ExPP e a maneira em que o evento acompanha as constantes atualizações mercadológicas que o mercado publicitário passa. “Acreditamos que a evolução no setor publicitário é natural, onde precisamos olhar para o passado para planejar o presente e transformar o futuro. Propomos então que os trabalhos de conclusão de curso sejam baseados em vivências acadêmicas, mercadológicas, tecnológicas e experimentais dos futuros egressos no nosso curso.”

Feita a introdução, Matheus passou a palavra para Larissa Trindade, coordenadora do curso de Publicidade, que agradeceu aos espectadores presentes na live e parabenizou os docentes e alunos pelo empenho no desenvolvimento dos trabalhos. Larissa relembrou também que a Unoeste foi uma das poucas universidades que mantiveram as atividades e deram suporte aos estudantes.

“Muitas universidades fecharam as portas, mas nós preferimos continuar e investir no aprendizado, nos reinventando, investindo em tecnologia e na capacitação dos professores para continuar a oferecer aprendizado aos alunos”, finaliza Larissa.

APRESENTAÇÕES

Com um trabalho no formato de artigo, Flávia Medeiros Martins deu início as apresentações com uma ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA PARA MINIMIZAR O IMPACTO DAS FAKE NEWS DAS MARCAS, feito sob a orientação do professor Dhiego da Silva Saraiva. Nele, a publicitária trouxe estudos de caso com companhias que foram vítimas de fake news ou de uma má comunicação, assim como as ações tomadas por elas para redução nos impactos na imagem da marca.

Como conclusão de seus estudos, Flávia conta que por meio da comunicação integrada é possível excluir ruídos e criar uma base sólida com o público. “Sem os ruídos, a companhia tem um bom relacionamento com o consumidor, criando assim uma boa imagem e reputação. Consequentemente, as chances de ser atingida por uma fake news é bem baixa. Então a comunicação integrada é o melhor meio para diminuir os impactos de notícias falsas nas marcas”, finaliza.

A convidada para comentar o trabalho de Flávia foi a Profa. Dra. Lisiane Freitas de Freitas, que logo de cara elogiou a riqueza de métodos utilizados no TCC.

Em seguida, foi a vez de Tamara Virgílio Galesco apresentar o relatório científico USO DE TECNOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES E DESAFIOS, sob orientação da professora Fernanda Sutkus de Oliveira Mello. Em seu trabalho, Tamara buscou entender o contexto do ensino superior no Brasil e explorar a tecnologia e as formas que ela pode ser utilizada. A publicitária traz também um protótipo de curso EaD para formação de professores no uso da tecnologia.

Nas considerações finais, Tamara constata com seu trabalho que é sim cada vez mais necessário o uso das tecnologias de informação em aula, portanto também é fundamental que sejam criados cursos para a capacitação dos docentes, assim como é seu protótipo. “Por mais que os professores entendam a saibam mexer nos aplicativos, eles precisam também desenvolver a criatividade para passar os aplicativos aos alunos e os utilizar no contexto educacional.”

Para comentar o trabalho, a convidada foi a Profa. Ma. Cristiane Maciel Rizo, que elogiou a coerência do TCC com a época em que estamos vivendo. Por achar o trabalho viável, a professora sugeriu a possibilidade de propor a aplicação do curso no Núcleo de Formação Docente da Unoeste.

Na sequência, Amanda Pontes Neves expôs o artigo O ESPETÁCULO DA MORTE – UMA ANÁLISE DE COMO OS CASOS MAIS FAMOSOS SE TORNAM UM SHOW PARA A MÍDIA, sob orientação da professora Mariangela Barbosa Fazano Amendola. No TCC, a formanda analisa as discussões e reflexões acerca da relação entre a mídia e a morte.

Ao final da apresentação, o convidado para comentar o artigo foi o Prof. Dr. Tchiago Inague Rodrigues, que parabenizou a publicitária e classificou o trabalho como contemporâneo. O docente elogiou também a riqueza dos autores que Amanda utilizou como referência em seu trabalho.

O artigo CAMPANHA DA COCA-COLA “NOMES NA LATA” E A DEFICIÊNCIA VISUAL, desenvolvido por Bruno Pereira de Souza sob a orientação da professora Mariangela Barbosa Fazano Amendola, trouxe análises de campanhas publicitárias de inclusão desenvolvidas pela Coca-Cola e pela operadora de telefonia TIM.

Para comentar o trabalho, a convidada foi a Profa. Ma. Denise Gregory Trentin, que elogiou o artigo e aconselhou Bruno a dar continuidade na pesquisa com um mestrado. “Para uma pessoa com deficiência visual estar inserida é necessário informação, e a publicidade é informação. Esse ponto pode ser bastante aprofundado em um mestrado”, afirma Denise.

Por fim, para fechar a primeira noite de apresentações, Maria Eduarda Miriani da Silva apresentou o artigo OS IMPACTOS DA PROPAGANDA NAZISTA NA MANIPULAÇÃO DAS MASSAS, desenvolvido sob a orientação da professora Mariângela Barbosa Fazano Amendola.

No trabalho, Maria Eduarda analisa como a propaganda nazista persuadiu milhares de pessoas e quais eram os principais elementos utilizados nas campanhas. “Meu principal foco com esse trabalho foi conscientizar os futuros profissionais da comunicação para que nunca se esqueçam de sempre trabalhar com a verdade.”

O Prof. Me. Luiz Carlos Dale Vedove foi o responsável por comentar o artigo, em meio a elogios, o docente destaca a coerência do que foi apresentado com os tempos atuais. “A partir do trabalho conseguimos perceber a força que a propaganda tem e, como comunicadores, nós temos essa reponsabilidade de sermos bons profissionais.”

A EXPP CONTINUA

As lives com as apresentações continuam na quinta (02/07) e na sexta-feira (03/07), às 19h. Caso tenha perdido o primeiro dia de apresentações ou não possa comparecer nos próximos, não se preocupe! As lives vão ficar salvas no canal da TV Facopp e poderão ser consultadas a qualquer momento.

Vale lembrar que no último dia de ExPP os melhores projetos vão ser premiados nas categorias de trabalhos acadêmicos e mercadológicos. Não deixe de acompanhar!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​