Trailer do documentário biográfico é lançado no Dia da Visibilidade Trans

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Jady Alves, especial para Portal Facopp

Produto audiovisual relata a história de Walleria Suri, uma mulher transgênero e deficiente visual (Arte Cedida)

Para cego ver: Em fundo preto, imagem de Suri sentada em uma cadeira bem ao centro com as pernas cruzadas, vestida com uma blusa sem manga preta, calça jeans e uma sandália bege com salto. Aparece desfocada, iluminada por um feixe de luz. Na parte superior, ao lado esquerdo do cartaz, imagem de um peixe branco com corpo lateralmente achatado e nadadeiras dorsais, imagem mesclada em tons de cores esverdeados. À direita do cartaz, imagem do rosto de Suri, que olha fixamente para o peixe, com os lábios entreabertos, imagem mesclada em tons de roxo. Na parte superior, ao centro, em letras brancas está escrito UNOESTE APRESENTA. Logo abaixo: Escola de Comunicação e Estratégias Digitais Unoeste. No centro do cartaz, em letras brancas cursivas aparece a título do filme, Aurora, com letra A em um tamanho maior em relação às demais. Abaixo, em letras brancas menores, aparece o subtítulo do filme: vida e luta de Walleria Suri. No canto inferior esquerdo, em letras brancas: EM ASSOCIAÇÃO. Abaixo, TV FACOPP. Ao lado, separado por uma barra vertical PÓS-GRADUAÇÃO EM CINEMA E PRODUÇÃO AUDIOVISUAL UNOESTE. Ao lado, separado da mesma forma, aparece LABORATÓRIO DE FOTOGRAFIA FACOPP e APOIO: ASSOCIAÇÃO FILANTRÓPICA DE PROTEÇÃO AOS CEGOS. Abaixo, a escrita em caixa alta: EM BREVE.

Nesta sexta-feira (29), acontece o lançamento do trailer do documentário biográfico Aurora, no canal do YouTube da TV Facopp Online. O produto audiovisual é um projeto de extensão multidisciplinar que conta com a participação de professores e alunos dos cursos de Design, Fotografia, Jornalismo e da Pós-Graduação em Cinema e Produção Audiovisual da Unoeste.

Narrado em primeira pessoa, o filme conta a história de vida de Walleria Suri, uma mulher transgênero, deficiente visual, militante e ativista pelos direitos humanos. O documentário retrata os enfrentamentos diários de Suri, além dos seus sonhos, desejos e esforços frequentes pela conquista de direitos sociais da população LGBTQ e deficientes visuais.

“O projeto é relevante na medida em que ele toca em questões que, infelizmente, ainda são tabus em nossa sociedade. Esperamos que o filme possa contribuir para o debate público desses temas”, comenta o professor Luiz Dale, que participou da direção e supervisão de roteiro do documentário.

O filme, que ainda não tem data de estreia, será disponibilizado on-line com versões de acessibilidade, como audiodescrição e legendas. Para que a parte de audiodescrição acontecesse, o projeto contou com a ajuda de alguns integrantes da Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos de Presidente Prudente.

“Ver o esforço de Suri para transitar em espaços sociais comuns, como uma universidade ou até mesmo o simples ato de caminhar pela cidade, além de ser motivador, me faz pensar nas questões dos privilégios, que muitas vezes nos deixam acomodados e indiferentes. Isso me leva a crer na importância de todos lutarem por mais respeito e acessibilidade”, finaliza Dale.

VISIBILIDADE

Desde 29 de janeiro de 2004, é celebrado o Dia da Visibilidade Trans, pois nessa data houve o lançamento oficial da campanha “Travesti e respeito”, organizada por lideranças do movimento de transexuais no país em parceria com o Programa Nacional de DST/Aids, do Ministério da Saúde.

Ao longo dos últimos anos, a população trans adquiriu alguns direitos, tais como: uso do nome social, cirurgia de redesignação sexual no Sistema Único de Saúde (SUS), cotas, candidaturas na política, entre outros.

Quer saber mais sobre o projeto? No site da Rádio Facopp, você encontra no programa Reportagem em Ação, entrevistas com professores participantes do projeto e com a personagem Suri. Confira também o trailer de Aurora!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.