TV Escola Unoeste completa 15 anos de atividades

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Rayane Pedroso
16/05/2023 às 16h

Temos aniversariante na Escola de Comunicação e Estratégias Digitais. A TV Escola Unoeste completou nesta sexta-feira (12/05) 15 anos de existência, marcando, guardando e exibindo toda a história dos cursos, alunos, professores e quem passar por aqui. Hospedada no Youtube, a emissora tem atualmente mais de 25 mil inscritos e chegando a 3 milhões de visualizações.

Atualizada e abastecida pela equipe do Laboratório de TV e trabalhos acadêmicos dos alunos de Comunicação, os conteúdos variam entre coberturas jornalísticas de eventos, curtas-metragens, quadros de entrevista, boletins de interesse universitário, podcasts e projetos em parceria com outros cursos, como o Luz, câmera e cocção, programa culinário em conjunto com o curso de Gastronomia da universidade.

A professora responsável pelo TV Lab e supervisora da TV, Thaisa Bacco, reforça que  a TV Escola é a própria história da produção audiovisual da Unoeste nos últimos 20 anos. “A emissora universitária é um laboratório de ensino do telejornalismo, de práticas inovadoras na produção audiovisual e de prestação de serviço, ao trazer informação ao público-alvo em diferentes formatos a partir de diversas opiniões”.

Como surgiu?

Nasceu com o nome de TV Facopp em 2005, através de um TCC orientado por Thaisa. “Em 2008, em outro TCC ela foi implantada. Desde então, acompanho as atividades da emissora em todos os semestres. É um laboratório de muito aprendizado para estudantes, professores e funcionários”, conta. Antes do YouTube, a TV estava hospedada em um site, que foi lançado no dia 12/05/2008.

A TV Escola é a primeira emissora universitária do Oeste Paulista e se enquadra como uma ciberwebTV, pois produz conteúdo exclusivo para internet. “Já apresentamos a experiência em diferentes congressos, inclusive, internacional (em Portugal)”, lembra Bacco.

Marcando histórias

Mariana Gouveia, formada em Jornalismo pela antiga Facopp em 2011, estagiou no laboratório durante três anos. Ela conta que sempre quis trabalhar com televisão e viu ali uma grande oportunidade de colocar em prática. “O que aprendi na TV Escola foi fundamental na minha contratação”, enfatiza.

O período de estágio foi muito proveitoso para Mariana. “Os valores que carrego hoje, aprendi no período em que fiz estágio na TV”. Além dos primeiros contatos com produção para a televisão, ela diz que passou por todos os setores da elaboração de uma pauta, desde a produção, reportagem a edição. “Para mim, significou muito. Aprendi muita coisa e principalmente como trabalhar em equipe”.

Quam faz ou já fez estágio, sabe que é um espaço de aprendizado rico em experiências. De suas histórias nos anos em que esteve no laboratório, Gouveia destaca uma.“Foi uma entrevista com o maestro João Carlos Martins aqui em Prudente, ficamos por horas esperando a entrevista que tecnicamente estava bem complicada de executar, mas por persistência da equipe conseguimos entregar uma belo material que me orgulho até hoje”. Confira:

Veja mais fotos de Mariana durante o estágio

Crescimento profissional e pessoal

“Melhor estágio que já fiz”, conta o jornalista Vinícius Coimbra, egresso da Escola de Comunicação, que passou pela TV durante dois anos e meio. Ele tinha em mente duas áreas que gostaria de atuar e por isso decidiu tentar o estágio, para conhecer, aprender, aprimorar e ter certeza do que queria.

Hoje, Vinícius reconhece que o tempo no laboratório o ajudou a evoluir não só profissionalmente, mas também em âmbito pessoal. Ele conta que sempre foi uma pessoa muito tímida e que fazer as atividades no estágio colaborou para sua evolução. Além disso, garante que ali é possível fazer de tudo um pouco e com isso aprender técnicas de todas as etapas. “A TV Escola tem uma grandiosidade inenarrável, principalmente para quem faz e quem já fez parte. É um estágio completo, te dá uma experiencia e uma bagagem muito grande. Para mim significa tudo, sou muito grato à TV Escola, à professora Thaisa, à universidade pela ajuda, apoio e ensinamento. Você sai de lá outra pessoa”, reflete.

Assim como Mariana, Coimbra se recorda de muitas histórias e destaca uma série que produziram no inicio da pandemia, chamada “A era do coronavírus”. Na época ainda não se sabia direito do que se tratava, ninguém podia sair de casa, o estágio era home-office e era um desafio. Ele explica que o material consiste em entrevistas virtuais com egressos e na época alunos da Unoeste, que residiam fora do Brasil, para saber das culturas, o que estavam passando, quais as medidas sanitárias que o pais adotou e a série foi um sucesso, mesmo com os desafios, em um período que ficou marcado para todos. Confira:

Veja mais fotos de Vinícius durante o estágio

Nova equipe

Recentemente, Nathália Prado se juntou a equipe de estagiários da TV. A estudante do 7º termo de Jornalismo conta que está sendo uma experiência bem interessante e diferente de outras atividades. “A TV tem sido um desafio para mim, pois tenho problemas com timidez, mas ela está me ajudando a superar isso”.

Nathália sempre gostou de audiovisual e diz que agora pode ter contato com muitos elementos, tanto na produção de vídeo quanto do jornalismo em si. “Acho que a TV Escola é a casa para produções que destacam o comprometimento e evolução dos alunos. Guarda bastante da história da Escola e permite que os alunos sejam protagonistas”, completa.

Por estar no laboratório há apenas três meses, prefere não destacar um material ou acontecimento, mas o fato de estar sentindo na prática o que é estar dentro de uma emissora a faz enxergar essa área com outros olhos.

Nathália (primeira da direita para esquerda) e a atual equipe de estagiários

Se ainda não é inscrito no canal do YouTube, acesse clicando aqui e ative as notificações. Siga também o perfil no Instagram (@tvescolaunoeste) e acompanhe as novidades!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​