TV Facopp produz série sobre a transição do sinal analógico para digital

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

11/04/2018 às 18:49 – Atualizado em: 12/04/2018 às 19:44 
Karen Ozeldi e Victor Gomes

TV Facopp

Série Prudente Digital explica desde a história da televisão até o digital

Prudente Digital é a mais nova série da TV Facopp, que conta com três episódios e mostra a televisão como meio de comunicação de massa mais popular do Brasil. Pensando sobre esta realidade, a produção foi feita com todos os estagiários da equipe, desde a pauta até a finalização do vídeo no canal do laboratório no Youtube.    
 
Com a evolução da tecnologia, houve o aperfeiçoamento da qualidade da transmissão, da recepção da imagem e do som. Para haver melhorias, o sinal analógico foi substituído pelo sinal digital. O desligamento do sinal antigo começou no dia 28 de março e vai até o dia 18 de abril em Presidente Prudente e região.
 
A série Prudente Digital mostra como está sendo todo esse processo. No primeiro episódio da série pode-se acompanhar a história da TV, desde os primeiros experimentos até as primeiras transmissões. Já no segundo episódio, a divulgação da transição do sistema analógico para o digital. E no último apresenta as transformações e adaptações que as emissoras de Presidente Prudente fizeram para transmitir o sinal digital.

“A série Prudente Digital surgiu por meio da produção de pautas juntamente com pesquisas de dados, edição e decupagem do material. As séries necessitam de mais profundidade então o trabalho deve ser feito de maneira mais detalhada, tive, por exemplo, a oportunidade de utilizar a técnica de stop motion, uma novidade na minha rotina”, ressalta Matheus Honório, estagiário da TV Facopp.   
 
Imersos no desenvolvimento da série os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e visitar, emissoras locais para constatar pessoalmente a transformação ocorrida através da implantação da TV digital.
 
Segundo a docente Thaísa Bacco, a série veio para mostrar como a televisão ainda tem representatividade no cenário brasileiro. “Considerando que este é um momento histórico, essa transição da passagem da televisão analógica para a TV digital, merece ser abordada. A TV Facopp resolveu trabalhar o assunto em um formato de série e se aprofundou ainda mais sobre o tema”, afirma.

Ficou curioso? Assista ao primeiro episódio da série Prudente Digital abaixo e os outros no canal da TV Facopp.   

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.