TV Facopp realiza transmissão ao vivo da 8ª Jornada

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

05/09/2017 às 10:50 – Atualizado em: 06/09/2017 às 08:15 
Brenda Oliveira e Sandra Prata

Pedro Prado

TV Facopp promove primeira trasmissão ao vivo na plataforma Youtube


Transmissões ao vivo são uma das novidades TV Facopp! O laboratório realizará durante os três dias da 8ª Jornada de Comunicação exibições em tempo real na plataforma digital do Youtube. A primeira experiência dos estagiários com os cortes ao vivo para a rede social aconteceu ontem (04/09) na abertura das palestras.
 
Sobre o feedback dessa experiência, ela avalia que a principal diferença entre o modo convencional e o novo sistema adotado é a rapidez de contato com as reações das pessoas. “É uma experiência bem legal para os alunos exercitarem esse método, que é algo que em sala de aula nem sempre nós conseguimos proporcionar”, afirma a supervisora da TV Facopp, Thaisa Bacco.
 
Um dos técnicos do laboratório e responsável pela elaboração do projeto de organização e implantação do sistema, Kaito Lomartire salienta que foi trabalhoso. O plano, que tinha a finalidade de trazer inovações para a Jornada, existia desde agosto e só começou a tomar forma após uma reunião, que contou com a presença da coordenadora do curso de jornalismo, Carolina Mancuzo e os supervisores da TV, Thaisa e Roberto Mancuzo.
 
“Não divulgamos porque não sabíamos se iria dar certo, comecei a estudar agosto inteiro para ver como iríamos fazer isso. Fizemos uma parceria com o EAD que auxiliou em suporte técnico e com a disponibilidade de um produtor de vídeo”, ressalva Kaito. O técnico revela que para essa cobertura foram usadas quatro câmeras e dois tipos de mesas de corte uma direcionada para os telões do salão e outra voltada especialmente para a plataforma.
 
Experiências e novos projetos
 
A estagiária do 8° termo de Jornalismo Camilla Saldanha conta que essa foi sua primeira experiência na operação da mesa de corte.  Para a estudante, a prática trouxe habilidade para trabalhar sobre pressão e conhecer os bastidores da produção jornalística. “É bom principalmente para quem é repórter, que tem que improvisar, fazer texto na hora, ter discernimento e, para nós que fazemos jornalismo, ter esse olhar, ficar sempre atento no que está acontecendo, é assim que é a nossa profissão”.  
 
Para a repórter da noite, Maiara Pavan, a primeira experiência com o ao vivo foi bacana para perceber que é a vertente da profissão que pretende seguir no mercado de trabalho. A maior dificuldade no procedimento para ela foi a insegurança justamente por ser a primeira vez nesse modo de trabalho. “A prática leva a perfeição, então a partir do momento que a gente está praticando já é uma experiência enorme”.

“O que eu mais gostei foi a sensação de participar de um grande evento que reúne muitas pessoas e você tem que estar preparado, não pode se sujeitar à falhas”, destaca uma das cinegrafistas do primeiro dia, Janaína Tavares. Ela também enfatiza a importância do trabalho em equipe na realização da cobertura e que isso irá agregar em seu aprendizado, inclusive nas aulas de telejornalismo.
 
Para o futuro, Thaisa diz que os alunos podem esperar mais refinamento nas próximas coberturas de eventos. “Este semestre nós estamos fazendo uma remodelação do programa ‘Café com Q’ que em breve estará no ar. Além disso, a ideia é se preparar para uma cobertura um pouco mais elaborada para o ‘1º Prêmio Facopp de Fotografia’”.
 
Sobre os próximos dois dias de evento, a supervisora explana que ainda terão novidades para os alunos envolvendo todos os estagiários e funcionários do laboratório.
 
8ª Jornada de Comunicação continua hoje (05/09) com o palestrante Igor Takahashi que irá falar sobre o mercado fotográfico. Participe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.