“Você tem uma paixão?” é foco da palestra de Takahashi

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

06/09/2017 às 00:04 – Atualizado em: 06/09/2017 às 00:32 
Júnior França, Leandro Nogueira e Yuri Aquinno Cruz

Matheus Damázio

Palestrante ressalta a importância de investir na carreira ainda na faculdade

 
Investir na carreira ainda dentro da faculdade é uma das dicas de Igor Takahashi, palestrante da segunda noite da 8ª Jornada de Comunicação que aconteceu nessa terça-feira (05/09), no Salão do Limoeiro. O intuito da palestra foi apresentar a rotina e os trabalhos do fotógrafo e despertar o interesse no público presente.

Igor, pela primeira vez palestrando na Facopp, destaca como primordial para a profissão focar em algo de interesse e já aprimorar desde o início da graduação, pois no ambiente acadêmico os professores podem orientar e indicar oportunidades no mercado de trabalho.

Sobre seu início na fotografia, ele revela que a paixão pela música o ajudou a encontrar sua identidade dentro da profissão. “Desde a adolescência eu fazia fotos nos shows que assistia. Já tive a oportunidade de fotografar duas de minhas bandas de rock favoritas, Detonautas e Raimundos”. Ainda no cenário do rock realizou um ensaio fotográfico inspirado na banca Pink Floyd.

O convidado aconselha que o importante é sempre se inspirar em suas paixões e buscar todos os dias novas referências. “Uma das minhas maiores referências para trabalhos é a fotógrafa Annie Leibovitz, acho muito interessante os ensaios e os conceitos dela”.

Para o palestrante, uma das dificuldades no começo da profissão está na consolidação do trabalho e reconhecimento da marca. “De um período até o meio, você fica meio perdido, sem foco, mas depois o seu estilo fica claro e as pessoas começam a olhar e dizer essa foto é do Igor”.

Nos tempos de faculdade, mesmo não sendo um profissional da área, em 2013, participou do Concurso da Motorola 24 Horas, no qual teve sua fotografia exposta no Shopping JK Iguatemi em São Paulo durante duas semanas, ficando entre as 24 melhores de 2500 fotografias inscritas. “É legal ter esse prestígio ainda dentro da faculdade, eu não esperava o curso terminar pra fazer alguma coisa”.

Na graduação, uma das primeiras pessoas que acreditou no seu potencial foi a coordenadora Carolina Mancuzo. Ela lhe deu uma coluna fotográfica no Portal Facopp, no qual produzia imagens do cotidiano facoppiano, principalmente dos bastidores dos eventos da faculdade, como a Semana e Jornada da Comunicação “Eu gosto de ver como a coisa é produzida, o por trás da composição”.

Entre os trabalhos que mais tem orgulho de ter produzido está a entrevista com o Chef Henrique Fogaça e o jornalista Ricardo Boechat para a Revista Tem, de Dracena. No veículo, ele ficou responsável por todo o processo de execução do trabalho, elaboração de pautas, entrevistas e fotografias. “É uma questão de ter a ousadia e aproveitar todas oportunidades para se chegar em algum lugar”.

Para os planos profissionais, o fotógrafo tem como meta produzir um ensaio que vá para uma revista nacional ou até internacional, como a National Geographic e a Vogue. “Não tenho muito tempo de carreira, se for analisar são apenas sete anos, dois deles como teste e outros cinco de aperfeiçoamento. Mas, para mim, ver todo dia um cliente satisfeito já é uma realização”, conclui.

Opiniões

Debora Andrade, 4º termo de Jornalismo, diz que o evento tem a ideia de mostrar para os alunos as vantagens e dificuldades dos profissionais formados e dar direcionamento e conhecimento. “Ajuda a contextualizar a foto, captar as histórias e o que tem por trás de cada uma delas”, pontua a aluna sobre como a palestra de Igor contribui para o seu lado profissional.

Já Bruna Nogueira, 4º termo de Publicidade e Propaganda, conta que o momento que mais gostou foi quando o palestrante apresentou suas fotografias e explicou as cores, estilos e referências que ele utilizou para a criação. “As fotos podem servir para a construção e composição das minhas próprias imagens”.

Julia Aglio, 2º termo de Fotografia, afirma que a palestra ajudou a dar um direcionamento para sua área, mostrando as oportunidades de trabalho e sanando um pouco da parte técnica. “É importante para sairmos da sala de aula e enxergar pontos de vistas diferentes”.

O professor Thomas Aguilera, de Fotografia, aponta que um dos pontos positivos da palestra é o fato do Igor ser um ex-aluno e trazer a experiência do mercado de trabalho próximo, direcionando os alunos. “Os estudantes acabam se identificando quando um profissional fala do início da carreira”.

Falando em fotografia, já se inscreveu para o 1º Prêmio Facopp de Fotografia? As inscrições vão até o dia 30/09 no site. Não perca!

Já a 8ª Jornada de Comunicação continua amanhã (06/09) com Isabele Benito, no Salão Limoeiro, às 19h.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​