Workshop discute a importância da produção adequada no jornalismo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

12/05/2017 às 08:00 – Atualizado em: 17/05/2017 às 08:15 
Bianca Pereira e Anne Abe

Thais Vizary

Imagem Notícia
Dinâmica proposta por palestrantes auxiliou os alunos a entenderem a composição do look ideal para a reportagem

O workshop “Look para reportagem”, dirigido pelos jornalistas Heitor Silva, Simone Cereja Mariana Menotti, abordou a produção ideal do profissional em frente às câmeras, com apresentação e produção de combinações e maquiagens corretas. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (11/05), na Sala de Criação, e contou com a participação de 12 alunos da Facopp.

Os estudantes presentes tiveram a oportunidade de ter contato com figurinos, cosméticos e penteados ideais para a apresentação de um telejornal. Por meio de uma dinâmica, os palestrantes escolheram dois facoppianos para serem produzidos de forma correta e simularem a gravação de um telejornal. O intuito foi mostrar aos participantes na prática como deve ser a produção dos jornalistas em uma reportagem.

Para Heitor Silva, ex-aluno e um dos palestrantes do workshop, trabalhar com telereportagem exige cuidado redobrado na produção, mesmo com a modernização e algumas coisas como acessórios serem permitidos atualmente. Para ele, é preciso ter cuidado para que a informação esteja sempre em evidência. “Com o tempo passei aprender e conciliar a relação da moda com o jornalismo”, relata Heitor.

Já Mariana Menotti diz se sentir orgulhosa por poder passar o que sabe aos alunos. “Estar aqui podendo passar conhecimento e experiência para os alunos é um sonho realizado”, destaca.

Resultados

“Participar da gravação foi algo interessante. No jornalismo é importante que se fale sobre vestimentas para reportagem. Com a dinâmica pude ver que é preciso tomar cuidado e avaliar bem o ambiente que irá atuar para que assim a informação a ser passada, seja mais importante que a roupa da repórter”, comenta a caloura de Jornalismo, Maria Vitória Barreto, uma das alunas escolhidas para ser produzida. “Com certeza aprendi muito”.

Segundo a professora de Telejornalismo, Thaisa Bacco, é muito importante tratar deste tema. “É bem mais fácil errar do que acertar e podemos ver que tudo usado de forma exagerada pode atrapalhar. Cuidar do cabelo, figurino e pele são essenciais para participar de uma gravação”, disse.

Já para Paulo Gomes, também aluno do 1º termo de Jornalismo, participar da gravação produzido de forma correta foi prazeroso. “Vim só para olhar e aprender, não esperava participar. Pensei que qualquer roupa poderia ser usada em uma gravação e aqui eu pude ver que não é bem assim”, conclui.

Surpreso é como o aluno do 6º termo de Jornalismo, Paulo Taroco, ficou com o conteúdo ensinado no workshop. Ele relata que o interesse em participar veio com a necessidade de conhecer de forma mais aprofundada o assunto. “Eu quis adquirir mais conhecimento de look’s adequados, goste do conteúdo que recebi”.

Não acaba por aí, hoje (12/05) a 22º Semana de Comunicação se encerra com a palestra de Paulo Trevisani, no Auditório Buriti, e do Cirilo Dias no Auditório Azaléia, às 19h. O último workshop fica por conta do professor Rubens Cardia, no Laboratório de Fotografia, com o tema “Fotografia 360º”, também às 19h. Não percam!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.