Beisebol de Presidente Prudente ganha site desenvolvido por futuros publicitários

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Rayane Pedroso

Foto: Pedro Xavier

A 5ª edição do Projeto Integrador, realizada pelo 2º termo de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, realizou o lançamento do site “Beisebol PP” (@beisebolpp_), na última quarta-feira, 23 de novembro. O site foi desenvolvido durante o semestre letivo com a participação de 35 estudantes, supervisionados por sete professores.

Nesta edição do projeto, os alunos tratam do beisebol em diferentes editorias: o esporte, a prática, curiosidades e personalidades, além de uma página específica sobre a Associação Cultural, Agrícola e Esportiva, a Acae de Presidente Prudente, que fomenta a modalidade. O objetivo do projeto acadêmico é informar sobre o beisebol na cidade, para atingir novos públicos e futuros alunos, além de aliar a teoria à prática comunicacional por meio da metodologia de projetos, que amplia as possibilidades de aprendizagem no ensino superior.

A professora Thaisa Bacco, responsável pela organização geral do projeto, explica que os professores escolheram o tema esporte e foram investigando o que precisaria ganhar mais reconhecimento e chegar às pessoas de uma forma diferenciada. “O beisebol prudentino representa a cidade. Sua história, de vitórias no esporte e na promoção social, merece esse reconhecimento”.

Foram cinco grupos, que, de acordo com Thaisa, conseguiram desenvolver a parte teórica nas áreas da comunicação, mas também o relacionamento interpessoal e a corresponsabilidade. “O projeto se destacou pela qualidade de conteúdo e estética, mas sobretudo pela inovação na forma de apresentação do conteúdo na página. Todos os grupos foram criativos e deixaram o resultado final com nível de excelência. A Acae entrou em contato conosco com interesse em publicar todo o material com os devidos créditos às equipes de trabalho”, conta.

Reconhecimento

O lançamento aconteceu no Auditório Jacarandá, no Campus II da Unoeste às 19h30 com entrada gratuita. O evento contou a presença de alunos, amigos, familiares, além de representantes da Acae e do esporte de Presidente Prudente.

O professor de beisebol e administrador do clube, Mario Kaneki, fala sobre a satisfação em poder contribuir com os alunos e como é reciproco pela instituição. “O projeto foi muito gratificante. Vai impulsionar o beisebol, tentar massificar mais esse esporte por aqui”, afirma.

“O esporte em si pode mudar a vida das pessoas. Para mim, foi muito especial, porque hoje eu sou quem sou por conta do beisebol”, reflete Bô Takahashi, um dos atletas da Ache que atualmente faz parte do time de beisebol do Japão Seibu Lions.

O atleta esteve presente na cerimônia e demonstrou seu carinho por esse trabalho, destacando a parte em que os alunos contam a história da Acae desde o início, falando sobre os treinadores e toda a trajetória.

Também acompanhou a apresentação o administrator da página da Associação, Adriano Sato, que reconhece essa como uma oportunidade de divulgar mais o trabalho da Acae, bem como a cultura japonesa e as modalidades inseridas.

O beisebol não é tão reconhecido como o futebol, exemplifica Sato. Por isso, para ele, toda essa ação contribui para que ele ganhe seu espaço a cada dia.

Resultados

André Domingos, secretário de esporte de Presidente Prudente, falou entusiasmado sobre o resultado do PI, parabenizando todos os alunos e envolvidos pela dedicação e amor ao construir o site.”Certamente quem tiver curiosidade sobre o beisebol vai ter um caminho de pesquisa a seguir. O que foi apresentado não deixa nada a desejar, um trabalho fantástico, de longa escala, explicando desde o início o esporte, o que é e quais os valores”.

Ele brinca por ser suspeito ao falar de esporte, mas enfatiza que o beisebol já criou raízes por aqui e chega ser estranho pensar que um esporte tão valorizado em outros países, tenha esse espaço em uma cidade do interior. “O beisebol é maravilhoso, a cada ano vem crescendo, vem criando cada vez mais raízes e sendo integrado a esse projeto a gente só tem a ganhar”, avalia.

“No desenvolvimento a gente não tem muita noção do resultado final, porque estamos muito focadas em arrumar o que ficou faltando, então acabei me surpreendendo muito quando vi o site pronto na última semana. Foi muito além das minhas expectativas”, é o que diz uma das alunas da turma, Sara San´t Anna Silva.

Ela conta também que durante o desenvolvimento foi necessário saber ouvir e integrar pensamentos e modos divergentes ao seu, promovendo a comunicação e trabalho em grupo, que será muito importante no mercado futuramente. “A turma se superou muito. O conjunto da página e todas as “abas” tem conteúdo de alta qualidade, conseguimos manter um padrão alto dos conteúdos produzidos”.

Saiba mais sobre o PI do 2º termo de Publicidade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​